Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Inscrições para o programa Mais Cultura nas Escolas vão até 30 de junho




Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para projetos de atividades culturais que serão desenvolvidas em parcerias com escolas públicas que integram os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação. A parceria, criada por meio do Programa Mais Cultura nas Escolas, foi assinada no dia 21 de maio em Brasília pelos ministros da Cultura Marta Suplicy e da Educação, Aloizio Mercadante, e tem como objetivo promover o encontro entre iniciativas culturais e projetos pedagógicos, ampliando a formação de estudantes no ensino público.

O Programa prevê o desenvolvimento das atividades - que poderão acontecer dentro ou fora da escola - durante o ano letivo, por no mínimo 6 meses. O Mais Cultura pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral.

Segundo a ministra Marta Suplicy, a intenção é inserir a Cultura no cotidiano dos alunos de forma a criar uma integração com a comunidade. "Queremos que os agentes culturais que vivem nas proximidades das escolas as procurem, em todos os cantos do Brasil. Quem vai decidir quem pode ou não entrar são os diretores, mas o mais interessante é dar incentivo e apoiar esses produtores de Cultura a ir adiante, aprimorar a sua arte passando isso aos estudantes", afirmou a ministra.

Cada uma das atividades culturais contempladas disporá de valores entre R$ 20 mil e R$ 22 mil. Os recursos serão repassados diretamente às escolas via PDDE/FNDE (Programa Dinheiro Direto nas Escolas/ Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

A avaliação dos projetos inscritos será feita por pareceristas de universidade pública e, posteriormente, homologada por comissão interministerial formada por integrantes do MinC e MEC.

Os projetos culturais serão orientados por eixos temáticos propostos pelo Mais Cultura nas Escolas, voltados, entre outros temas, para a criação e circulação de teatro, audiovisual, música, dança, artes visuais, circo; diálogos com tradições orais, culturas indígenas e cultura afrobrasileira; residência e experimentação artística nas escolas; atividades em museus, pontos de cultura, cinema e outros espaços culturais.

Inscrições

Todas as escolas públicas do Mais Educação e Ensino Médio Inovador, contempladas em 2012, além de artistas e iniciativas culturais, poderão inscrever e enviar projetos do Mais Cultura nas Escolas via SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação). O processo de avaliação será conduzido pelo MinC e pelo MEC.

Saiba mais no site do Programa Mais Cultura nas Escolas.

Com informações do Portal do MinC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário