Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tecnologia e inteligências na escola é tema de livro e workshop


O Jornal da Manhã, através do Programa Jornal e Educação “Vamos Ler”, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Ponta Grossa, realizou no dia 22 de maio, oficina junto a professores da região
Cybele Meyer, eu e algumas das professoras que participaram da oficina
Cybele Meyer, Talita Moretto (coordenadora do Vamos Ler, e algumas das professoras que participaram da oficina
O “Vamos Ler”, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizou uma oficina a respeito do uso de tecnologias e inteligências em sala de aula. O evento foi direcionado a professores participantes do Vamos Ler, mas foi aberto a todos os interessados. Para promover a oficina, a convidada foi a palestrante, professora, psicopedagoga e escritora Cybele Meyer, que fez uma importante explanação a respeito do assunto.
O debate ocorreu em dois momentos da quarta-feira, pela manhã e a tarde, com dinâmicas que trataram sobre o preparo (ou não) das escolas, professores e alunos na utilização das tecnologias e das chamadas “inteligências” que a autora, em seu livro “Inteligências na Prática Educativa”, identifica como sendo oito principais.
A partir de estudos sobre o trabalho do psicólogo Howard Gardner, Cybele reuniu em sua obra aquelas que seriam as “inteligências múltiplas” presentes em todos os indivíduos. Seriam elas a inteligência Linguística Verbal, a Corporal-Cinestésica, a Espacial, a Musical, a Lógica-Matemática, a Naturalista, a Interpessoal e a Intrapessoal. Cada pessoa desenvolve uma ou duas dessas inteligência de forma especial, mas cabe ao educadores trabalharem isso da melhor forma possível. “É preciso uma mudança na dinâmica em sala de aula com o uso da tecnologia, que descaracteriza o formato de educação em que o professor fala e o aluno escuta. O foco, agora, são as inteligências múltiplas, que devem ser identificadas no aluno e no próprio educador”, diz.
Cybele Meyer é formadora do Instituto Paramitas desde 2009 e integra o quadro de profissionais no programa Um Computador por Aluno (UCA), do Governo Federal em Parceria com o Ministério da Educação (MEC). Graduada em Direito, descobriu-se na área educativa quando seus filhos passaram a frequentar a escola. Em 2006, Cybele criou o blog “Educa Já!” (educaja.com.br) para discutir educação e tecnologia. No ambiente virtual, ela partilha experiências vivenciadas em sala de aula. Para ela, é importante que o professor entre em contato com os recursos tecnológicos e incentive a participação ativa dos alunos nos processos de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário