Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Um Desafio para os estudantes


Criar um jornal com as notícias da comunidade escolar em que estão inseridos. Esta é a meta dos alunos da escola Maria Dolores, que estão participando do programa Contadores de Histórias e irão elaborar uma edição do Jornal da Galera


Cadernos, canetas, quadro escolar, muita ansiedade e alegria, foi assim que a equipe do Projeto DM na Sala de Aula foi recebida na Escola Estadual Maria Dolores. O objetivo da visita foi o convite para que os alunos participassem do “Projeto Contadores de Histórias”, onde os próprios estudantes através de seu olhar sobre as atividades e pessoas que compõe a comunidade escolar produzem um jornal. Com isso a capacidade de análise dos assuntos a serem abordados bem como a produção dos textos e fotos, fica a cargo do grupo de estudantes responsável.

Por isso a próxima edição do Jornal da Galera que faz parte do Projeto DM na Sala de Aula, será produzida pelos alunos do Ensino Médio e Politécnico da Escola Maria Dolores. Na oportunidade também foi divulgada aos professores e estudantes sobre o “Concurso Jornalista Por um dia” que neste ano aborda o tema da Jornada Nacional de Literatura, que fala sobre as leituras e os jovens do mundo. 


O concurso recebe desenhos e redações de acordo com a idade dos alunos participantes. Com relação aos desenhos são analisados critérios como originalidade, criatividade, adequação ao tema proposto, já nas redações a ortografia e coerência com o tema também são avaliados. Crianças até cinco anos podem participar com desenhos, já os alunos do Ensino Fundamental I, que abrange do 1º ano até 4 º ano, participam com a produção de desenhos e textos. Já os alunos do Ensino Fundamental II, que vai do 5º até o 9º ano com produção de textos, entrevistas, pesquisas de dados, entre outros.

Jornal ensina sobre água
Um dia especial para os alunos da EMEI Osório Cardoso Teixeira de Passo Fundo, pois no Dia Mundial da Água, os professores realizaram diversas atividades em alusão a comemoração. Um projeto dinâmico que buscou sensibilizar os alunos, trazendo informações sobre o meio ambiente e a importância da água para mundo. Os alunos confeccionaram o planeta utilizando o jornal como matéria prima. Conforme a Prof. Cristina, as crianças se divertiram bastante, pois para completar a atividade foi pintado com tinta cada planeta.


Fonte: Diário da Manhã/ DM na Sala de Aula 11/4/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário