Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Programa Jornal na Sala de Aula leva crianças ao cinema


Experiência foi inédita para muitos dos alunos, que assistiram ao filme "O Reino Gelado" em tecnologia 3D
A escuridão da grande sala em momento algum deu medo. Pelo contrário, todos estavam dispostos a se aventurar e mergulhar na história de "O Reino Gelado". Os meninos e meninas chegaram ao cinema UCI Ribeiro do Shopping Iguatemi, na manhã de ontem, dispostos a descobrir o fascínio proporcionado pela tecnologia 3D. Eles fazem parte do Projeto Jornal na Sala de Aula, do Diário do Nordeste. Pode até ser algo natural para muitos, mas para os 136 estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cláudio Martins, localizada no bairro Parangaba, na Capital, foi uma experiência inédita.
A visita foi completa, com direito a pipoca e refrigerante. Muitas das crianças, entre 7 e 12 anos, estavam no cinema pela primeira vez. "Nunca tinha vindo. Estamos curiosos e muito felizes", disse o estudante Flávio Lucas Martins Gomes, 12 anos. Ele, junto com os amigos, contou que receberam a notícia da visita ao shopping como um presente. Maria Clara, 9 anos, também ficou contente.
Seis Professores acompanharam os Alunos. A Escola participa do Jornal na Sala de Aula há três anos e é apadrinhada pela empresa Saga. Entre as ações do projeto, está levar as crianças para participarem de ações culturais. A exibição de filmes é um deles, em parceria com o Shopping Iguatemi e UCI Ribeiro, há dois anos.
"É uma oportunidade única. Além dos estudantes, os pais também ficam muito felizes. Se eles pudessem, também viriam, confiam na parceria da Escola com o Diário do Nordeste", afirmou a Professora de Biblioteca Mônica Pinto.
Ela disse que, para ir ao cinema, é necessário que os jovens preencham alguns requisitos. "Eles sabem que só podem vir aqueles que frequentam a biblioteca, pegam livro emprestado, que mostram interesse pelos estudos. Espero que a parceria continue por muito mais tempo".
De acordo com a coordenadora do Jornal na Sala de Aula, Adriana Freitas, o projeto sempre busca ações inovadoras. "Por isso, procuramos tirar os Alunos de dentro da sala de aula e apresentá-los a locais que proporcionem conhecimento. Para eles, assistir ao filme na tela do cinema é um momento único, mágico", avalia.
"Tínhamos um projeto próprio, em que também trazíamos crianças para assistir a filmes. Mas, resolvemos fazer a parceria com o Jornal na Sala de Aula e potencializar esse trabalho", comentou a gerente de Marketing do Iguatemi, Ana Raquel Mendonça. A empresa ficou responsável pelo transporte, com três ônibus, dos estudantes até o local. "Para as crianças, é a realização de um sonho. Ao unirmos forças, proporcionamos Educação e cultura. A ideia é manter a parceria, também com UCI Ribeiro. Foi um ganho para ambas as partes", ressalta.
No ano passado, foram realizadas nove sessões, em nove meses. Participaram cerca de 30 Escolas, levando alegria para, aproximadamente, 1.800 Alunos. Ontem, foi a primeira sessão deste ano, sendo aberta com filme em 3D, ação também inédita.
Incentivo
Iniciado em 1997, o Projeto Jornal na Sala de Aula já beneficiou aproximadamente 110 mil Alunos e 5.500 Professores, divididos em cerca de 1.000 Escolas no Ceará. O objetivo, segundo Adriana, é incentivar e criar o hábito da leitura. "Os pontos positivos já são reconhecidos. Facilidade na escrita e mais desenvoltura na parte oral já são vistos".
A Professora Mônica Pinto confirmou. "Estamos agradecidos com a parceria. Utilizamos o jornal para incentivar a leitura, difundir a informação. Eles levam para casa. Além disso, os Professores usam os textos do jornal como temas de provas e incluem, ainda, nas aulas de gramática, matemática, por exemplo". A Escola tem 600 Alunos.
ENQUETE
Como você se sente fazendo parte do projeto?
"Esta é a primeira vez que venho ao cinema. Estou muito alegre e emocionado, além de curioso para saber como será o filme. É uma ótima oportunidade para todos"
José Arilo de Souza Neto
Estudante
"Eu já tinha vindo ao cinema antes. Acho muito legal. Mas, filme em 3D, é a primeira vez que vou assistir. Estou muito feliz e contente com tudo isso"
Suerda Soares Marques
Estudante
Fonte: Diário do Nordeste (CE) 28/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário