Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Jornal Escolar On-line movimenta colégio de Ponta Grossa


Credito: Arquivo Vamos Ler
Os estudantes que participam do projeto e a professora responsável Sandra
No Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa, os alunos estão vivenciando, mesmo, o jornal na escola. Isso porque eles não apenas leem as notícias, mas as produzem incentivados pelo projeto “Imprensa Aprendiz”, um jornal escolar que começou no mural, aprimorou-se no formato on-line (imprensaaprendiz.com) e acaba de sair em versão impressa. O informativo tornou-se um espaço para a divulgação das produções de sala de aula dos alunos e artigos de professores, além de revelar o cotidiano social e escolar da comunidade do bairro Boa Vista. O projeto foi idealizado e é coordenado pela professora de Matemática, Sandra Maciel, responsável também pela escolha do nome. “Procurei um nome forte e que indicasse uma equipe sempre em busca da perfeição. Gosto muito da palavra Aprendiz, e Imprensa é para destacar a função do grupo”, explica.
O Jornal Escolar Online “Imprensa Aprendiz”, como é chamado, é a extensão do projeto “Função Coruja (FUJA)”, criado pela professora Sandra, em 2012, com a intenção de divulgar as atividades diferenciadas que os alunos – que ganharam o apelido de “corujinhas” - realizavam em suas aulas. “Participar do jornal é uma experiência diferente e inesquecível, é algo que vou levar para toda a vida e lembrar sempre com muito carinho da emoção em ver um trabalho meu sendo valorizado. É muito gratificante”, destaca a aluna Alana Bastos.
Os resultados deste trabalho envolvendo mídia e educação já estão aparecendo, como o despertar do lado criativo dos jovens, o aumento no nível de leitura, a valorização do trabalho em grupo e das habilidades de todos os envolvidos. “Pretendo aumentar a equipe, trazer mais estudantes para o projeto, e divulgar ainda mais as produções, mostrando as habilidades e interesses de cada um e aprimorando o desenvolvimento do espírito crítico. Quero tornar o jornal “Imprensa Aprendiz” uma ponte entre a comunidade escolar e a comunidade externa”, revela Sandra.
>> Os “corujinhas”
Os estudantes são chamados de “corujinhas” desde a criação do projeto FUJA. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo. Além disso, a ave simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo; eis o motivo da escolha. E ela continua acompanhando e inspirando a equipe no “Imprensa Aprendiz”. 

Fonte: Jornal da Manhã 05/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário