Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Infância e Comunicação

"Pensar no processo educomunicativo desde a infância ressalta a importância de não nos limitarmos à imposição de idade"

Ismar Soares mostra exemplar de O POVO com coluna
dos correspondentes escolares
Por Carlos Eduardo Eagle - O POVO na Educação

“A infância precisa ter voz. As crianças precisam assistir a TV feita por elas e para elas” (Leon Willems - Free Press Unlimited). Tendo como base o pensamento de Willeams, acrescento ainda a necessidade que as crianças precisam não somente assistir a TV feita por elas, mas também, ler revistas e jornais também produzidas por esses meninos e meninas que possuem bastante conteúdo para apresentar. 

Exemplo disso, temos os Correspondentes O POVO na Escola que escrevem semanalmente para as páginas do Jornal O POVO; A Viração Educomunicação, que produz uma revista feita para, com e a partir de adolescentes e jovens de todo o Brasil. Mesmo com bons exemplos assim, ainda é preciso fazer muito para que mais jovens possam expressar o que sentem e, principalmente, o que sonham para o país em que moram. 

DESENVOLVIMENTO

Seminário Internacional Infância e Comunicação
Realizado pela Andi no início do mês de março, em Brasília, 250 especialistas dos mais diversos países, entre representantes de governos, parlamentos, organismos de cooperação internacional, empresas de comunicação, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil participaram do Seminário Internacional Infância e Comunicação: Direitos, Democracia e Desenvolvimento. O objetivo principal do seminário foi compartilhar conhecimentos qualificados sobre o assunto com o público brasileiro. 

Soul Buddyz – África do Sul
Apresentado por Innocent Nkata (Executivo de Mobilização Social – Soul City Institute for Health and Development Communication – Africa do Sul) durante o Seminário Internacional Infância e Comunicação, o Soul Buddyz é um veículo multimídia educativo para crianças de 8-12 anos de idade destinadas a promover a sua saúde e bem-estar. Contada através de Rádio, Televisão e material impresso, ele reflete de perto a vida, lutas e alegrias de crianças de 8 -12 anos de idade na África do Sul. Professor, visite a página www.soulcity.org.zaque possui essa e outras informações.
 
Ismar Soares - Educomunicação
O professor dr. Ismar Soares, da Universidade de São Paulo – USP, durante sua palestra no Seminário Internacional Infância e Comunicação, apresentou como exemplo de Educomunicação a Revista Viração (http://www.viracao.org) e o Caderno Jornal do Leitor ( O POVO) que traz os textos dos Correspondentes O POVO na escola. Os dois trabalhos dão oportunidade ao jovem brasileiro de ser protagonista de sua própria história, através das atividades educomunicativas. (mídia e educação)
 
Mídia de qualidade e participação de crianças e adolescentes
Quando uma mídia abre espaço ou é criada exclusivamente para a participação de crianças e adolescentes, atuando com a comunicação como forma de desenvolvimento, o senso crítico e a postura cidadã são duas características que serão desenvolvidas nesses jovens que, com certeza, poderão contribuir muito mais com o local onde vivem, proporcionando uma cidadania muito mais participativa e de qualidade.

Fonte: O POVO/ Coluna O POVO na Educação 09/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário