Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

'Folhinha' corrige nome de leitor 47 anos depois


Folhinha 50 AnosClaudir José Mandelli ficou 
feliz e triste quando abriu a 
"Folhinha" do dia 10 de 
outubro de 1965.

Naquela data, seu desenho
estava publicado nas páginas
do caderno. Porém, na hora
de dar crédito ao menino de
oito anos, escreveram o 
nome dele errado.



"No desenho, apareceu assim: 

'Texto e desenho de Claudio José, 8 anos. Tupã, SP'. 
Trocaram a última letra do meu nome", escreve Claudir.

O desenho foi publicado na seção "Meu Bicho Predileto", 
que era publicada semanalmente e sempre trazia
desenhos feitos por crianças.

Quase 50 anos depois, a "Folhinha" republica o desenho 
de Claudir. E, desta vez, com o nome corrigido.

Capa da Folhinha de 10/10/1965
Capa da Folhinha de 10/10/1965
Confira abaixo o depoimento 
e a ilustração.
*
Sempre digo que comecei a
ler jornal quando era criança,
com aproximadamente oito 
anos. E o jornal era a "Folhinha".

O que eu mais gostava era a
tirinha do Horácio, que saía 
todas as semanas. Mas o que
mais me marcou foi a seção 
"Meu Bicho Predileto", em que
nós leitores enviávamos um 
desenho e um pequeno texto 
sobre um animal.

Resolvi participar. Desenhei uma cigarra e escrevi 
um texto simples:''Meu bicho predileto é a cigarra. 
Eu gosto muito dela, porque ela tem um canto 
muito bonito.''

Para minha surpresa, o desenho foi publicado no dia 
10 de outubro de 1965. Tenho o original desta edição
guardado até hoje. Mas fiquei um pouco triste na 
época, pois no crédito do desenho apareceu assim:
"Texto e desenho de Claudio José, 8 anos, Tupã SP".

Só que meu nome é Claudir José. Trocaram a última 
letra do meu nome. Mas, mesmo assim, fiquei feliz de
ver minha cigarra tocando seu violão com toda a 
alegria nas páginas do jornal.
Hoje, quero agradecer a oportunidade que tive e 
parabenizar a "Folhinha" pelos seus 50 anos. E 
desejar que milhares de crianças possam começar
a ler jornal da mesma forma que eu comecei.




















Desenho de Claudir José na "Folhinha" de 15/10/1965
Desenho de Claudir José na "Folhinha" de 15/10/1965

Fonte: Folha de S. Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1224688-folhinha-corrige-nome-de-leitor-47-anos-depois.shtml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário