Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Undime distribui materiais para auxiliar dirigentes municipais de educação neste início de mandato


Iniciativa conta com apoio da Fundação Santillana, Unicef e Ministério da Educação, e atingirá os mais de 5,5 mil municípios do País

As últimas eleições municipais notabilizaram-se por uma grande renovação nas prefeituras do país. Para ajudar os novos governantes e sua equipe a gerir uma série de desafios e dar continuidade a projetos em andamento, especialmente aqueles ligados à área de Educação, a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), em parceria com a Fundação Santillana, Unicef e o Ministério da Educação, preparou um conjunto de materiais com orientações para o desenvolvimento de políticas educacionais com qualidade e eficiência.

As publicações estão sendo distribuídas para os dirigentes de educação dos mais de 5,5 mil municípios do País. Segundo Cleuza Repulho, presidente da Undime, "o objetivo é auxiliá-los no planejamento e gestão da secretaria, o que refletirá na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na qualidade da educação ofertada”. Outro objetivo as publicações é contribuir para a redução das desigualdades no País, por meio da oferta de uma educação com qualidade social para todos.

Para Luciano Monteiro, representante da Fundação Santillana no Brasil, “o dirigente municipal de educação tem inúmeros desafios pela frente. Entre eles, há a garantia de matrículas das crianças na educação infantil e a alfabetização na idade certa. A Fundação Santillana acredita que este conjunto de publicações vai ajudar o prefeito e o secretário de educação nos processos de planejamento e gestão da área”, afirma.

Agenda dos Cem Primeiros Dias


Os cem primeiros dias de mandato são fundamentais para o dirigente reunir informações relevantes que permitam organizar uma agenda político-administrativa e orientar as ações prioritárias da rede de ensino. 

Entre as necessidades imediatas está conhecer o histórico de políticas, diretrizes e projetos em implementação pela gestão anterior, incluindo convênios, contratos e prestações de contas. 

Assim, este material fornece os principais subsídios, de forma clara e organizada, para nortear ações de planejamento estratégico na secretaria.

Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação

Alguns dos assuntos de destaque abordados nesta publicação são:


  • instrumentos de gestões participativa, administrativa, orçamentária, da informação e pedagógica; 
  • leis, políticas e programas voltados para a educação básica municipal; principais fontes de financiamento e transferências de recursos federais;
  • articulações com a sociedade civil e 
  • parcerias e regime de colaboração com os entes federados.
Acesse gratuitamente as versões digitais das publicações:

- Agenda dos Cem Primeiros Dias – Orientações ao Dirigente Municipal de Educação;

- Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação – Fundamentos, Políticas e Práticas;

- Folheto Excelência na Gestão da Educação Municipal – Informações importantes

Sobre a Undime

A Undime é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída em 1986, com a missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. A entidade organiza e promove pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados à educação pública, cidadã e de qualidade para todos. Além disso, mantém contatos com sindicatos, confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil que tenham interesse no processo educacional.

Ao longo de sua existência, a Undime legitimou-se como instância representativa da educação nos municípios brasileiros, desempenhando papel importante nos processos de discussão, formulação e implementação de políticas nacionais de educação. www.undime.org.br

Sobre a Fundação Santillana
A Fundação Santillana é responsável pelas ações sociais do Grupo Santillana (ao qual pertence a Editora Moderna), referência no mercado editorial em 22 países ibero-americanos. Atuando no Brasil desde 2001, a Fundação implementa sua filosofia por meio de iniciativas que integram Educação e Cultura, em busca de uma melhor qualidade de ensino. Entre os projetos apoiados estão o Prêmio Vivaleitura, a realização de cursos presenciais e à distância para educadores, seminários, oficinas pedagógicas, além da edição e distribuição gratuita de publicações voltadas para políticas públicas educacionais. Também mantém parcerias com organismos nacionais e internacionais, como Unesco, OCDE, OEI, Undime e movimento Todos Pela Educação. www.fundacaosantillana.org.br


Fonte: UNDIME e Santillana

Nenhum comentário:

Postar um comentário