Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Seminário discute o preparo do professor

Seminário organizado pelo programa Lendo e Relendo, do jornal Correio Lageano (Lages/SC) acontece hoje, 06/12/2012!


As políticas públicas que vêm surgindo no cenário educacional requerem capacitação do profissional para serem efetivas

O Instituto José Paschoal Baggio, através do Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano, realizará o seminário “Educadores: Educados ou não?”. O evento irá acontecer na quinta-feira (6), às 19 horas, no auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil). Pais, professores e comunidade podem participar do encontro que irá refletir sobre a atuação em sala de aula.


A iniciativa surgiu pela constatação das mudanças ocorridas no meio social e nas políticas públicas para a educação. Isso agregou responsabilidades ao espaço educacional consideradas não condizentes com o papel dos educadores. A exemplo disso está a aplicação de ações que compensem a falta da educação nos lares, a demanda por inclusão e atuação nas redes sociais que estão relacionadas à proteção de crianças e adolescentes.

Esses fenômenos são confrontados pelos organizadores com a capacidade técnica dos profissionais e o devido preparo deles para o exercício das tarefas pedagógicas, das relações com alunos, pais e comunidade em geral.

O palestrante será Clécio Carlos Gomes (CRP 12/01350), bacharel em Psicopatologia, especializado em Psicopatologia, Psicologia Clínica e em Terapia Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH). Foi aluno especial do curso de Mestrado em Ciências Médicas (UFSC).

Gomes conta que serão abordados temas do cotidiano dos professores sobre as novas políticas tanto na rede pública quanto privada. Sobre a lei da inclusão de alunos com deficiência, Gomes questiona o preparo dos professores para lidar com essas crianças que estão participando de maneira ativa.

O especialista reforça que outras temáticas como o uso de álcool e drogas, sexualidade e bullying são polêmicas e não há capacitação dos profissionais até mesmo pela cultura que eles têm. Segundo Gomes, para mudar esse panorama é preciso capacitação continuada, integração de pais, professores e alunos, além do investimento do poder público. “O objetivo é despertar  a consciência do corpo docente para isso".                                                                         
 

Para participar
Deve-se enviar os dados para o email: lendoerelendo@institutojpb.org.br
Assunto: Inscrição
Escola/Entidade/Universidade
Nome completo
RG
Data de nascimento
Naturalidade
*Em caso de escola: Enviar uma lista única dos professores que irão participar com todos estes dados.

A pessoa pode também inscrever-se na hora, desde que tenha todos os dados necessários, porém o certificado só ficará pronto posteriormente. Os participantes receberão certificado de 04 horas/curso.

Fontehttp://lendoerelendocl.blogspot.com.br/2012/12/seminario-do-lendo-e-relendo-acontece.html - Francielle Campiolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário