Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Brincando e reciclando


Os trabalhos acima são na Escola Joaquim Antonio da Silva, localizada no município de Horizonte/CE

Todas as atividades que são publicadas pelo O POVO na Educação são especiais porque mostram os trabalhos desenvolvidos por educadores de todo o estado do Ceará. Quase todos os dias recebo e-mails de atividades e percebo o quanto carinho e dedicação os profissionais da educação depositam na arte de ensinar. Hoje, de uma forma especial, apresento a Escola Joaquim Antonio da Silva, localizada no município de Horizonte/CE. A professora de Educação Física, Liliane Mesquita realizou com os alunos o projeto Brincando e Reciclando, que possui o objetivo de transformar lixo em brinquedo. O início das atividades aconteceu no mês de agosto e sua culminância aconteceu no mês de novembro. Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.
DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Professor, as atividades lúdicas, assim como as atividades recreativas realizadas na escola, ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, no relacionamento afetivo, cognitivo, moral, espiritual e social. A criança passa a compreender e respeitar melhor o outro.

2º PASSO
Os objetivos alcançados com o projeto Brincando e Reciclando foram os seguintes: a conscientização de pais e alunos na redução de materiais, reutilização e reciclagem; O desenvolvimento na coordenação motora, relacionamento afetivo, cognitivo, moral, espiritual e social; O abastecimento da escola de brinquedos, materiais e jogos necessários as atividades pedagógicas e a valorização do brinquedo feito de material reciclado. 

3° PASSO
Professor, as sugestões para o desenvolvimento das atividades são: apresentação do projeto utilizando PowerPoint explicando a importância da reciclagem; Vídeo com alguns modelos de brinquedos feitos de material reciclado. As atividades poderão acontecer nas aulas de educação física para a confecção dos brinquedos.

4° PASSO
Os materiais utilizados nas atividades foram de lixo reciclado do tipo: caixas de sapato, leite, fósforo, garrafas plásticas pet, iogurte, sucos, água, desinfetante, detergente, desodorante, tampinhas de garrafas, cordões, sacolas, copos descartáveis, canudos, entre outros elementos.
AVALIAÇÃO
Professor, todos os brinquedos criados pelos alunos poderão ser apresentadas no Dia da Reciclagem, evento que é realizado na escola. Aproveite para despertar nos pequenos artistas, o gosto pela oralidade, fazendo com que cada um apresente o brinquedo que foi produzido.

Fonte: O POVO/ O Povo na Educação 04/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário