Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Alunos e professores da Vila da Cidadania criam jornal



Alunos e professores do Centro de Atividades Pedagógicas da Vila da Cidadania, de Piraquara, concluíram um projeto e publicaram a primeira edição do jornal “Cidadania em Foco”, em novembro.

A edição, intitulada “Conhecendo a Vila”, é um passeio pelas dependências da Vila da Cidadania e traz informações sobre projetos em desenvolvimento, oficinas, professores. O novo veículo de informação também dá voz aos alunos dos colégios atendidos pela iniciativa.

O projeto do jornal surgiu a partir de um desejo do coordenador da Vila, professor Elival Couto, de divulgar as ações desenvolvidas pela entidade de uma forma em que os estudantes pudessem se envolver. Desde então, os alunos passaram a aprender técnicas de entrevista durante as oficinas de língua portuguesa, ministradas pelo professor Joeverson Barbosa. Nas aulas eles receberam apoio para melhorar a escrita e também estudaram sobre fotografia.

O resultado foi um jornal de quatro páginas, repleto de imagens, com textos e diagramação produzidos inteiramente pelos 25 estudantes envolvidos no projeto. Com os professores, ficou a responsabilidade de orientar e revisar o trabalho, além de viabilizar a impressão dos 1.000 exemplares.

De acordo com o professor Elival, todos no grupo deram o melhor de si e o saldo positivo superou as expectativas. Entre os benefícios está o fato de que os alunos se divertiram e aprenderam de uma forma diferente.

“Eles viram que estudar português não é só ficar anotando na sala de aula. Conseguimos despertar o interesse desses jovens, que além de aprender sobre o funcionamento de um jornal puderam melhorar a capacidade de comunicação escrita”, disse ele.

A estudante Ingridy Cordeiro Szesz, de 13 anos, aluna do 7º ano do Colégio João Batista Vera, escreveu três textos para o jornal. Ela conta que a experiência foi bastante interessante. “Achei muito legal ter participado desse projeto. O mais legal foi ter feito os textos e agora eu sei como é fazer um jornal”.

Devido ao sucesso da primeira publicação, professores e alunos já trabalham na próxima edição, que está prevista para dezembro e terá como tema os novos cursos que a Vila vai oferecer.

Vila da Cidadania - O Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania é um projeto mantido pela Secretaria de Estado da Educação. Localizado no município de Piraquara, o local oferece espaço para atividades de complementação curricular. O centro conta com 30 mil metros quadrados, onde são atendidos 1.377 alunos de 13 escolas de 4 municípios da Região Metropolitana. Todas as atividades buscam oferecer ao estudante oportunidades de vivência do conhecimento adquirido em sala de aula.

Clique aqui para ver o exemplar do jornal em arquivo PDF.

Fonte: Assessoria de comunicação / Seed - Governo do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário