Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

15 anos de parceria

O Diário da Manhã, com 77 anos de circulação no município, faz e conta história e contribui na formação de novos cidadãos

O papel de um jornal vai além de simplesmente informar. Sua razão de existir começa na escola. É nela que o Diário da Manhã, jornal de maior circulação de Passo Fundo, forma novos leitores. O DM na Sala de Aula é o projeto social do Grupo Diário da Manhã.

O jornal oferece subsídios para trabalhar diferentes conceitos e noções da realidade, além da escrita símbolos e diferentes conteúdos.

Mais de 40 escolas municipais, estatuais e particulares integram o programa que faz parte do Jornal e Educação, coordenado pela Associação Nacional de Jornais, ANJ. O Diário da Manhã é um dos poucos veículos no Rio Grande do Sul a participar deste programa nacional.

Diariamente os alunos podem olhar e analisar o jornal contribuindo assim para uma formação de leitores. A adesão das escolas no programa é voluntária. A medida em que o educandário opta em participar, o jornal disponibiliza uma assinatura gratuita para o estabelecimento de ensino, e tantos jornais quantos forem necessários para que os professores possam trabalhar em sala de aula.

Para melhor aproveitar o jornal como ferramenta pedagógica, os professores são preparados em oficinas realizadas pelo Diário da Manhã e orientados por uma psicopedagoga. Nestes encontros há uma troca de informações dos educadores de como trabalhar o jornal com os alunos. O treinamento é bimestral, onde são levadas sugestões de como aplicar na prática os trabalhos com jornal. A equipe da redação também se envolve diretamente no programa, e uma vez por semana são realizadas matérias sobre os trabalhos executados nas escolas participantes do programa – as matérias circulam em uma página especial.

O Diário da Manhã, com 77 anos de circulação no município, faz e conta história e contribui na formação de novos cidadãos. Um jornal com responsabilidade social. Nas próximas páginas, você, o leitor, poderá conhecer um pouco da história do programa e da ação que há 15 anos leva o jornal para a sala de aula. 

Jornal como instrumento pedagógico
O DM na Sala de Aula é um programa do Jornal Diário da Manhã, realizado nas cidades de Passo Fundo, Carazinho e Erechim

O DM na Sala de Aula é um programa do Jornal Diário da Manhã, realizado nas cidades de Passo Fundo, Carazinho e Erechim que trabalha com professores de escolas públicas, municipais e particulares, dando sugestões para a utilização do jornal como instrumento pedagógico. Para tanto a escola recebe uma assinatura gratuita e o responsável pelo projeto na instituição participa de cinco encontros anuais, com certificado de participação.

O programa existe desde 1997 e a partir de 2001 passou a ser um projeto social, que foi abraçado como causa pelo Grupo Diário da Manhã, quando foi registrado na Associação Nacional dos Jornais e Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA).

São promovidos cinco encontros por ano com os professores inscritos no programa, com o objetivo de discutir temas educacionais e sistematizar a utilização do jornal como recurso didático-pedagógico alternativo.

O programa quer incentivar o gosto pela leitura e o senso crítico dos alunos, ensinar de forma diferente, trazendo para a sala de aula o que acontece no bairro, na cidade e no mundo. Com o jornal os professores têm a oportunidade de despertar desde cedo o interesse pela informação, usando a notícia como fonte de pesquisa e estudo.

O jornal é material riquíssimo, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Levar o jornal para a escola é levar a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem. Esses são os objetivos do Diário da Manhã na Sala de aula que, há 15 anos, é motivo de orgulho para o Grupo Diário da Manhã.

Fonte:http://www.diariodamanha.com/noticias.asp?a=view&id=43150

Nenhum comentário:

Postar um comentário