Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Reportagem com a menina do Diário de Classe ganha concurso de jornalismo da CNN

isadorafaber2811
Isadora Faber foi personagem da reportagem vencedora
do concurso CNN 2012 (Imagem: Reprodução)

Isadora Faber, a garota de 13 anos que criou uma página no Facebook para denunciar os problemas da escola onde estuda, não era conhecida quando a 8ª edição do Concurso Universitário de Jornalismo da CNN divulgou o tema deste ano: "Pessoas que fazem a diferença no Brasil". A história da menina, que não demorou a ganhar espaço na imprensa, foi tema da reportagem do estudante Thales Trench, da Universidade Federal de Santa Catarina, que ganhou o prêmio.

Em conversa com o Comunique-se, o estudante do terceiro semestre conta que a pauta quase caiu. "Queria contar uma história que ninguém conhecesse". Incentivado pelo professor Antonio Brasil, Trench insistiu na reportagem mesmo ao ver que diversos veículos já tinham abordado o assunto. O desafio era encontrar um recorte novo, o que o deixou pelo menos um mês trabalhando com o tema.

Foram pelo menos quatro viagens até a cidade em que Isadora mora. Acompanhado de colegas da universidade, o estudante conta que a maior dificuldade foi entrevistar a personagem. "O material passou por várias edições e temos mais imagens com a mãe porque a Isadora é bastante tímida".

Para quem quer participar do concurso no próximo ano, a dica de Trench é ser persistente. "É preciso pensar nos mínimos detalhes e gravar até ficar bom", explica. Outra dica é assistir as reportagens que já ganharam o prêmio e buscar algo diferente.
finalistas
Da esquerda para a direita: Paulo Pacheco, Thales Trench, 
professor Luiz Sonda e Fernando Humberto
O segundo colocado foi Paulo Pacheco, da Faculdade Cásper Líbero, com a matéria sobre a ONG Teto. O terceiro lugar foi ocupado pelo estudante Fernando Humberto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a reportagem sobre Rogério, um ex-usuário de drogas que ajuda a mudar a vida dos moradores do Complexo de Manguinhos.
A banca que examinou o material é formada pela equipe de jurados formada por Carlos Nascimento, Mônica Waldvogel, Fabiana Scaranzi, Celso Freitas e uma equipe da CNN internacional, além de Shasta Darlington, correspondente internacional da CNN no Brasil.


Veja a matéria no YouTube:
Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário