Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Pegada Cultural" estreia na TV-UNICAMP

TV Unicamp estreia novo programa apresentado pelo professor e pesquisador Ezequiel Theodoro da Silva: Pegada Cultural


"No intuito de expandir ainda mais o universo de discussões a respeito da arte-cultura, a TV Unicamp, através do seu Diretor, Eduardo Paiva, coloca no ar, a partir desta segunda feira, 26 de novembro, o seu novo programa "Pegada Cultural". O intuito do canal universitário é oferecer aos telespectadores não apenas alternativas de fruição artística, mas também criar um espaço projetar produções que muitas vezes não chegam ao conhecimento do público. 


O programa "Pegada Cultural" tem o objetivo de tematizar a arte-cultura em Campinas e região, focando principalmente os artistas e as produções oriundas da Unicamp. O roteiro e a apresentação ficam por conta de Ezequiel Theodoro da Silva, professor colaborador voluntário da Faculdade de Educação e ex-Secretário de Educação e de Cultura, Esportes e Turismo de Campinas.

A estrutura do programa prevê, fundamentalmente, a presença de um personagem (artista) que narra a sua experiência, analisa/aprofunda aspectos relacionados ao tipo de arte que pratica e mostra um pouco do que sabe fazer. Por vezes, outras vozes são chamadas para falar dessa personagem e tecer considerações sobre o seu trabalho; quando possível, a voz complementar também revela os seus dons artísticos pela performance. O programa ainda prevê uma ampla discussão as respeito das condições sociais e infraestruturais para que a arte-cultura possa acontecer de maneira objetiva e concreta junto aos diferentes públicos.

PRIMEIRO PROGRAMA

MÚSICA - FERNANDO BAETA VASSUPREM, violonista formado pela Unicamp e professor de música em Campinas. Nascido em Viçosa-MG em 29/12/77. Filho mais velho de professor universitário bem conceituado da UFV (Universidade Federal de Viçosa), e de mãe professora particular. Dos 4 aos 8 anos morou nos EUA, onde foi alfabetizado.  Aos 9 ingressou no conservatório de Violão Erudito. 
Na sala de seu primeiro professor havia um poster com duas guitarras arrojadas e a digitação de algumas escalas. A sua fascinação por essa imagem era prenúncio de sua escolha futura.
Aos 11 ganhou a sua primeira guitarra, aos 13 tocava em bandas de rock locais, aos 15 decidiu que seria um profissional da guitarra, e iniciava uma disciplina diária de prática. Aos 18 ingressou no Curso de Música Popular da Unicamp, aonde adquiriu conhecimentos gerais sobre música brasileira, jazz, orquestração, harmonia, improvisação, além de amizade com músicos com o mesmo apetite pelo conhecimento artístico. Ao se formar, já atuava regularmente na noite campineira, mas uma tendinite freou as suas expectativas por três anos. Esta crise o levou a uma busca incessante dos motivos pelos quais não podia simplesmente ser um músico como qualquer outro. Desde então vem se aliando com pessoas e circunstâncias que valorizam um trabalho artístico voltado à elevação da consciência humana., como é o caso da Banda Ungambikkula de Campinas".

FICHA TÉCNICA

Produção - Célia Piglione e Maísa Calazans 
Roteiro e apresentação - Ezequiel Theodoro da Silva 
Computação Gráfica - Adalgisa Rodrigues e Luciane Gardesani 
Iluminação - Nelson Fernandes 
Trilha sonora - Fernando Baeta Vassuprem 
Edição e finalização - Regis Bueno 
Direção da TV Unicamp - Eduardo Paiva

GRADE DE APRESENTAÇÃO SEMANAL - CANAL UNIVERSITÁRIO (10)

26-novembro, segunda feira - 19:45 h
28-novembro, quarta feira    - 17:45 h
30 novembro, sexta feira      -  01:45 h

Obs - O vídeo também pode ser assistido através do portal da TV-UNICAMP, pelo link - http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/video/7H8AY7Y7KOD5/

PRÓXIMOS PROGRAMAS

Dança - com Luyz Baldijão
Teatro - construção do Teatro da Unicamp e a problemática dos espaços teatrais de Campinas Professor/Artista - com o Professor Sérgio Leite, ex-Diretor da Faculdade de Educação, e tecladista do Grupo Musical Temalanço, com mais de 40 anos de existência. 

Fonte: Blog Leitura Crítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário