Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Palestra encerra atividades do Diário na Escola em 2012 e celebra sucesso


O Diário na Escola está preparando o último encontro do ano para os profissionais da educação que participam do Programa. Amanhã (22) será realizada a palestra “O jornal da Prova Brasil”, com o conceituado palestrante Prof. Dr. Renilson José Menegassi.
Durante todo o ano de 2012 a equipe do Diário na Escola preparou encontros e oficinas pedagógicas que visaram trazer embasamento teórico e prático para que os professores utilizassem o jornal impresso na sala de aula como material auxiliar, contribuindo com o ensino e aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade.
A professora, Telma Vicente, da Escola Municipal Prof. José Marchesini – de Maringá -  enviou à equipe do Programa uma carta muito interessante, falando sobre a contribuição do Diário na Escola na vida profissional dela e no desenvolvimento de seus alunos.
“O mais importante de tudo é levar até os alunos novos conhecimentos, a partir de uma prática pedagógica, ensinando-os a interagir com a escrita e a leitura, dentro de uma didática usando estratégias de ensino, para que o aluno se desenvolva sendo solidário, crítico e capaz de ler, entender e escrever com qualidade. (…) Lembrando que os critérios que marcaram a nossa história desde os primeiros encontros com “O Diário” foi e será muito importante, pois retrata a escola, o professor e os alunos, os que farão com que esse aprendizado, essa comunicação nunca se acabe… Nós, professores da rede municipal de ensino, temos orgulho de virmos nesses encontros, pois vemos o valor que temos para vocês, notamos que os ministrantes dos cursos procuram o melhor recurso e didática para nos ensinar o que tem de melhor, podemos ver a super valorização por nós, isso nos é gratificante, pois levamos aos nossos alunos o melhor que aprendemos com vocês. Parabéns pela maravilhosa equipe!” – trecho da carta enviada pela professora.
Atualmente O Diário na Escola é desenvolvido em 116 instituições de ensino de Maringá e outros 19 municípios da região, atendendo aproximadamente 10 mil crianças e adolescentes. Além dos concursos culturais realizados, é prioridade do Programa os encontros de capacitação aos professores e oficinas pedagógicas aos alunos envolvidos, a fim de maximizar a utilização dos jornais enviados semanalmente às escolas e propiciar um novo olhar sobre os textos de circulação social, possibilitando um ensino-aprendizagem mais dinâmico e qualitativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário