Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Onde a violência não tem vez


A violência está tão presente nos bairros, cidades e lares que está cada vez mais difícil conseguir evitá-la na escola. A questão é: como envolver os alunos numa aula que possa desenvolver a cidadania e impulsionar transformações para uma boa convivência social? A Escola Municipal Caldas Júnior, no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, encontrou a resposta ao transformar estudantes em agentes da paz - e a envolver professores, funcionários e a família nessa batalha contra a violência.

A iniciativa faz parte de dois projetos da escola. Um deles é do 3.º ano, que se intitula Gentileza gera gentileza, resgatando as palavras mágicas, e o outro das turmas de 5.º ano chamado Violência no bairro Santo Afonso: de fora para dentro da escola.

A professora dos 5.º anos Patrícia Kusma conta que o trabalho teve início com uma pesquisa realizada sobre a violência no bairro. Ela pediu que as turmas investigassem as causas da violência no Santo Afonso - que apresenta alta incidência de ocorrências policiais, e identificassem quais são suas implicações na qualidade de vida dos moradores. Foi quando surgiu a ideia de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de atitudes simples e ao mesmo tempo importantes no dia a dia como forma de prevenir a violência. “A intenção foi trabalhar o resgate de valores e entender por que as pessoas deixaram de praticar atitudes gentis”, disse Jane Engel Correa, professora do 3.º ano.

Perto do bem, longe da violência
O movimento envolveu desde a distribuição de mensagens sobre gentileza para professores, funcionários e alunos até a pintura dos muros da escola com mensagens de incentivo às boas atitudes com a parceria da família. Além disso, para evitar brigas e agressões verbais na hora do intervalo, os alunos assumiram o papel de monitores do recreio.

De segunda a quinta-feira, eles propõem atividades diferenciadas para manter a garotada ocupada. “Antes tinha muito empurra-empurra entre os colegas. A gente mostra que tem coisa bem melhor para se fazer”, disse uma das alunas-monitoras, Hélen Rafaela Lopes, 10. “Na escola, a gente aprende que se recebe um chute, não pode retribuir com violência”, conta a aluna Tauani Sthalhofer, 8. “Ser gentil é fazer coisas do bem”, completou a colega Agne Silva, 8.   

Muros da gentileza


Alunos, familiares e professores se uniram para estampar os muros da escola com frases sobre respeito e boas atitudes. O aluno Nicolas Gallas dos Santos (foto), 9 anos, contou com a presença da avó Ivete Maria Gallas, na hora de escrever a frase O Amor ao próximo gera 
gentileza. “Foi muito importante participar desta iniciativa. A escola contribui ao incentivar discussões sobre educação e bons valores, mas na minha opinião ela deve ser apenas um complemento. A maior responsabilidade é da família na formação de bons cidadãos”, opinou Ivete.

O projeto também já garante resultados concretos: uma sensível redução das brigas no ambiente escolar,  melhora das notas e boa frequência nas aulas. “O objetivo da escola é trabalhar a realidade, mas também estimular que eles sejam agentes de mudança dessa realidade”, comentou a professora Patrícia Kusma.

Um recreio diferente
CINEMA - Silêncio, o filme já vai começar! Durante o intervalo, uma das salas de aula se transforma em sala de cinema. É uma diversão para a garotada que adora assistir filmes.



DESENHOS- O recreio também é hora de colocar a criatividade no papel.


HORA DO CONTO - Durante vinte minutos a garotada é convidada a interagir com o mundo da fantasia por meio de boas histórias. O recreio ainda conta com jogos, esportes, danças, brincadeiras na praça, entre outras atividades.

ADESIVOS - Turma do 3.º ano elaborou adesivos com desenhos e frases que lembram a importância do respeito e da boa convivência entre os colegas e moradores do bairro



Galerinha da Gentileza

Em um certo dia no mundo das gentilezas, ouviu-se falar do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, de que lá existia violência e tristeza e as pessoas precisavam de ajuda.

Então Jesus convidou os super-heróis para irem visitar os moradores do bairro. E foram: a Paciência, a Gentileza, a Esperança, a Honestidade, o Amor, a Liberdade, a Amizade, a Sinceridade e a maravilhosa Paz.
Eles foram até a escola Caldas Júnior e pediram ajuda para os Semeadores da Gentileza, os alunos do terceiro ano A.
E todos juntos saíram pelas ruas falando palavras mágicas e ensinando a viver com alegria e paz.
Assim acabou a tristeza no bairro Santo Afonso, e Jesus está no coração de todos.

Autores: 3º ano A 

Fonte: Blog Jornal na Sala de Aula (NH, VS, DC) Por Juliana Loureiro http://jornalnh.com.br/blogs/jornal-na-sala-de-aula/421722/onde-a-violencia-nao-tem-vez.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário