Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Jovens produzem curta-metragem com alerta sobre a violência


Adolescentes atendidos pelo CRAS Sabará (Ponta Grossa/PR) debatem sobre os inúmeros casos de agressões noticiados na mídia e fazem um vídeo pedindo paz entre as pessoas
Na leitura do jornal os jovens encontraram notícias e imagens sobre atos violentos. Material auxiliou na produção do vídeo.
Créditos da foto: CRAS Sabará (Ponta Grossa)
Os alunos do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Unidade Sabará, em Ponta Grossa, produziram um vídeo de curta-metragem sobre violência. A iniciativa surgiu devido ao elevado número de notícias sobre o tema que está em constate destaque na mídia. A professora Josiane Postanovski orientou a produção do vídeo e mediou o debate utilizando matérias do Jornal da Manhã, com acontecimentos da cidade e região, para esclarecer aos jovens o que é violência e como ela está presente no nosso cotidiano. A edição do dia 02 de outubro do JM foi bastante útil neste trabalho porque trazia algumas notícias alarmantes: ‘Três são assassinados na região’, ‘Sistema penitenciário passa por alterações’ e ‘Homem é preso por tentar abusar de criança de cinco anos’.
Antes da produção do vídeo, Josiane passou pela etimologia da palavra ‘violência’ e fez os jovens refletirem a respeito do que poderia ser caracterizado como ato violento. Na sequência, ela associou o conceito a noticias reais encontradas no jornal. Ela procurou conscientizar os educandos de que a violência pode acontecer a nossa volta por meio de atos impensados. “Após o estudo do conceito e debate eles fizeram a leitura de notícias publicadas em diferentes edições do Jornal, criaram um acróstico e confeccionaram cartazes de alerta para os tipos de violência que encontramos na sociedade”, explica.
Josiane afirma que foi possível perceber que os casos noticiados no jornal podem ser comparados com os casos que os jovens, algumas vezes, presenciam dentro de suas casas, ou na sua comunidade. “O debate serviu para mostrar que eles também podem ajudar a melhorar o ambiente familiar e o social mudando as suas próprias atitudes”, destaca.
Os jovens também utilizaram outras fontes de informação, como a Internet, o que possibilitou que a discussão fosse além do impresso. “Todo este trabalho fez com que os alunos reconhecessem que a violência pode acontecer através de pequenas atitudes impensadas, como agressão verbal, física ou psicológica, discriminação, falta de amor ao próximo, entre outras. Percebi que eles começaram a pensar melhor nas palavras desferidas aos colegas”, afirma Josiane.
Confira o curta-metragem produzido pelos jovens, com supervisão da professora Josiane Postanovski:
Fonte: Jornal da Manhã - Talita Moretto 06/11/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário