Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Jornais de hoje podem virar bolsas e sapatos amanhã



capa.jpg
Jogar revistas e jornais usados no lixo nem pensar! Pois não faltam possibilidades de transformações desses materiais. No mundo da moda, sapatos e bolsas feitos dos reciclados aos poucos deixam de ser conceituais e começam a fazer parte do dia-a-dia de mulheres antenadas e conscientes.

O EcoD traz modelos que exemplificam essas possibilidades, para saciar o gosto das mulheres por sapatos e bolsas de uma forma sustentável.

Sapatilhas
sapatilhas-jornais.jpg
Foto: divulgação
A taiwanesa Colin Lin precisava de uma matéria-prima barata e acessível para desenvolver seus calçados. Um dia, enquanto empilhava jornais velhos para jogar fora, percebeu que tinha encontrado o que tanto procurava. Com experiência no ramo dos calçados, Colin não teve dificuldades em desenvolver técnicas e modelos para seus sapatos ecológicos: com apenas 3 folhas e meia de jornal e 3 a 4 horas de trabalho, ela confecciona um belo par de sapatilhas que é vendido por até 150 dólares.

Rasteira
Paper Flops são chinelos feitos de jornal confeccionados cuidadosamente por trabalhadores desfavorecidos socialmente em Jacarta, na Indonésia. Os calçados são feitos de jornal e demais materiais sustentáveis, como cascas de coco, raízes de árvores de palma e borracha natural.

Bolsas
Cooperativa Futurarte, criada em 2004 pela Instituição Social Ramacrisna, produz uma gama de materiais feitos de jornais reciclados, principalmente bolsas. São peças tão bem feitas e acabadas que nem parecem jornal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário