Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Alunos valorizam a presença dos números no JM


Credito:Colégio Marista Pio XII (Ponta Grossa)Credito:Colégio Marista Pio XII (Ponta Grossa)
Estudantes do Marista em diversos momentos de leitura do jornal
No Colégio Marista Pio XII, em Ponta Grossa, a professora de Matemática, Geane Dias de Moura Jorge, aproveita o momento da leitura do Jornal da Manhã (todas as quintas-feiras) para, junto com os alunos do Sexto Ano, identificar matérias que utilizavam recursos matemáticos para melhor informar o leitor, seja através de tabelas e gráficos, uso da porcentagem nas pesquisas de opinião ou informações econômicas. A análise tem um propósito: revelar que os jornalistas também precisam da Matemática para produzir uma notícia.
Geane conduziu algumas atividades em sala de aula para dar exemplos da aplicação de conteúdos já abordados em sala de aula, tais como porcentagem e números decimais. As pesquisas eleitorais e o preço da gasolina em Ponta Grossa foram alguns dos temas trabalhados dentro da disciplina.
Como forma de concluir esse trabalho, a professora pediu que os jovens produzissem textos, momento em que eles reuniram-se em grupos para discutir sobre as notícias e expor suas ideias. “Todos tiveram a oportunidade de refletir o quanto a comunicação realmente necessita da matemática para passar corretamente uma determinada informação e defenderam que não é uma disciplina que fica restrita à sala de aula, mas está muito presente no nosso cotidiano”, coloca Geane.
A produção textual motivou alguns dos alunos a pesquisar um pouco da história da matemática, reafirmando assim a sua importância através dos tempos. Geane comenta que houve aqueles que aproveitaram para mencionar a vontade de seguir profissões que utilizam a matemática como ferramenta de trabalho, por exemplo, a arquitetura e a engenharia. 
O que os jovens pensam sobre a relação da Matemática com o Jornal:

"Ela (a Matemática) nos atrai, pois é sempre desafiadora; ela estimula a criatividade, desenvolve o raciocínio e ajuda na interpretação."
"É impossível desassociar a Matemática da vida do homem."
"Ela facilita e complementa a vida do jornalista."
"A Matemática é importante em todas as áreas da nossa vida, desde o troco no supermercado até os mais altos investimentos. Quando não sabemos cálculos: dividir, multiplicar, subtrair ou mesmo somar, muitas vezes podemos ser trapaceados por outras pessoas."
"Através dos números é que ficamos sabendo algumas coisas que estão acontecendo no mundo, como a temperatura e a economia."

Fonte: Jornal da Manhã - Talita Moretto 14/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário