Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Seminário Ler para Saber Mais reúne mais de 200 participantes


Palestrantes debateram a ‘Educomunicação’, a ‘Escola na era da web 2.0’ e outros temas
Professores e profissionais de diversas áreas participaram do evento
Ednilto Neves

Aconteceu ontem o 3° Seminário Ler para Saber Mais, promovido pelo jornal GAZETA DO OESTE. O encontro teve como tema ‘Educação na cultura digital’ e contou com mais de 200 participantes durante a programação de palestras, entre professores, jornalistas e diversos outros profissionais.

O palestrante Ismar de Oliveira Soares tratou o subtema Educomunicação, título de um livro já publicado por ele. Ismar afirmou que a Educomunicação é uma prática social, um diálogo da mídia com a escola objetivando a busca da autonomia do leitor. “O veículo ganha, mas se desenvolve a leitura crítica e se utiliza um instrumento que a sociedade inventou para produzir notícias”, disse.

A palestrante Maria Helena Bonilla tratou sobre o subtema ‘Escola na era da web 2.0’ e explicou que tecnologia é essa que é a nova perspectiva da colaboração on line e como isso pode ser recompensado na parte pedagógica. “Ainda falta reflexão. A escola ainda vê a rede social como algo não pedagógico, mas é possível se aproximar. Não é a rede social em si, é o uso dela que tem que ser discutido. A saída é a escola discutir isso e não proibir, como vem sendo feito”, afirmou.

Segundo Maria Helena Bonilla, a tendência é que comece a chegar cada vez mais no ambiente escolar. “Temos que nos utilizar disso para uma coisa mais significativa, procurar saber como fazer isso”, continuou a palestrante.

A coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal, Cristiane Marques, participou do seminário e associou aos trabalhos que o município tem feito para a formação de professores na área de tecnologia. “É um grande somatório. Hoje já percebemos a busca do professor por essa qualificação, pois ele já não pode mais ficar sem esse aprendizado, tem que se envolver nisso”, afirmou.

O coordenador do projeto Ler para Saber Mais, professor Marcos Antônio Oliveira, afirmou que o objetivo do seminário foi alcançado. “A participação das pessoas foi boa, o assunto foi discutido com muito embasamento, com os professores tentando assimilar as ideias para levá-las à escola”, concluiu.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste (Mossoró/RN) 19/10/2012 Foto Ednilto Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário