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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Games na educação: uma parceria que pode dar certo



Quem já pensou em aprender história com um game como o Age Of Empires ou geografia com o Carmen San Diego? Estes e vários outros jogos estão cada vez mais sendo utilizados por alunos e educadores em sala de aula e são fortes aliados na construção do conhecimento.

Na Escola Municipal Hilberto Silva, na Liberdade, nas aulas de informática os games ganharam espaço para multiplicar o aprendizado da turma. Com a orientação do professor, os estudantes aprendem a jogar games educativos e depois discutem em sala o que aprenderam. Questões como criatividade e respeito são estimuladas pelos jogos. “A aula se torna muito agregadora. Os alunos adoram e o conhecimento é ampliado”, diz a diretora da escola, Edivania Lima.

Já não é novidade que os jogos têm poder educacional e que são ferramentas importantes na construção do coletivo. A maioria dos games são jogados em duplas ou grupos e os alunos aprendem a se respeitarem e a compartilhar seus conhecimentos.

“Adoro jogar jogos educativos, pois eles melhoraram bastante a minha leitura, além de melhorar o meu raciocínio lógico”, comenta o estudante do 5º ano da Escola Professor Milton Santos, Gabriel Silva, de 10 anos. Na escola, a maioria dos estudantes substituíram as brincadeiras tradicionais por games na hora do intervalo e, apesar de não ter projetos relacionados a games, o ambiente escolar disponibiliza um espaço para que os alunos possam jogar.

Segundo a especialista em educação e tecnologia e coordenadora do grupo de pesquisa Comunidades Virtuais, Lynn Alves, os games têm um potencial muito grande que pode se constituir no espaço de aprendizagem. “Na escola, os games podem ser utilizados para a aprendizagem de determinados conceitos como a mitologia, por exemplo. Os conteúdos e personagens dos jogos podem ser discutidos em sala de aula. Temos jogos ligados a questões de ética e religião”, explica.

A especialista também fala do papel do professor no tempo em que os alunos jogam cada vez mais.”O único problema é que nós não conhecemos os jogos, são os meninos que conhecem. O professor pode fazer uma pesquisa e preparar uma aula sobre games para discutir com a turma. O professor pode aprender junto com os alunos”, completa.

Fonte: Blogo A Tarde Educação - Cátia Lima

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