Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Alunos apontam melhorias para a instituição


Estudantes discutem política com o olhar voltado à sua realidade. Eles se colocam na condição dos candidatos e apontam o que é necessário ser feito para contribuir com o ambiente



As professoras da Escola Municipal Adelaide Thomé Chamma, em Ponta Grossa, Aline Kubaski e Larissa Rogalla, aproveitaram as informações divulgadas no Jornal da Manhã sobre as eleições municipais e conduziram um debate onde os alunos deveriam pensar em propostas para a sua escola. O trabalho foi realizado nas turmas do Quinto Ano e contemplou Língua Portuguesa, Estudos Sociais e Cidadania. “Conduzimos a leitura de assuntos que afetam o cotidiano da nossa cidade para conseguir despertar nos alunos o interesse em criar propostas para a nossa instituição, como se eles fossem os candidatos”, explicam as professoras.

A atividade teve suporte nas notícias publicadas na editoria de Política do JM: ‘Candidatos apostam nos programa de TV e rádio’ (21/08), ‘Pesquisa Ibope é registrada e pode sair na 5ª’ (28), ‘Péricles mostra Dilma e Rangel o deputado Plauto’ (11/09), ‘Conselho quer compromisso de candidatos’ (18/09) e ‘Candidatos debatem plano de governo com eleitores’ (25 /09). Aline coloca que ao destacar essas notícias elas perceberam que as crianças ficavam muito interessadas e que estavam acompanhando as campanhas na cidade. “Por este motivo discutimos sobre as propostas, o que realmente é necessário e o que não precisa ser realizado com urgência”, ressalta.
Os estudantes foram divididos em dois grupos: Grupo da Direita e Grupo da Esquerda. Cada equipe criou propostas de melhorias e defendeu suas ideias em um debate. Tudo foi registrado e está em processo de análise pela equipe gestora. Dentre as propostas estão: construção de um laboratório de ciências; inserção de aulas de Língua Inglesa, Artes e Natação no currículo; criação de uma cozinha experimental; aumento do salário para professores e funcionários.
“O debate contribuiu para aumentar o interesse pela leitura e melhorou a argumentação dos estudantes. Em sala de aula, mostraram-se mais compreensivos com os colegas, respeitando a opinião do outro e observando que muitas de suas idéias são semelhantes”, apontam as educadoras.

Dia Nacional do Trânsito
Os alunos do Quinto Ano da Escola Municipal Shirley Aggi Moura, em Ponta Grossa, discutiram sobre o Dia Nacional do Trânsito, baseados na coluna ‘Que dia é hoje?’ publicada pelo Vamos Ler no dia 25 de setembro. A professora Vera Lúcia Guzzoni conduziu a atividade com o objetivo de conscientizar as pessoas de que é preciso atenção e cuidado no trânsito para evitar acidentes. No registro, as alunas Alessandra Ulinick e Juliana Kruk Santos mostram o painel confeccionado pela turma. 

Fonte: Jornal da Manhã/ Talita Moretto 02/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário