Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A notícia dentro da sala de aula


Foi isso que a equipe do Diário na Escola fez com os alunos dos quartos e quintos anos da Escola Municipal Afrânio Peixoto, em Ivatuba. As crianças foram divididas em duplas, e cada grupo recebeu uma edição do jornal O Diário, em seguida escolheram uma matéria ou reportagem que mais chamou a atenção e fizeram um resumo com as principais informações a serem apresentadas no telejornal.
Na frente do quadro foi montada a “bancada” do telejornal com duas carteiras e cadeiras para acomodar os alunos que a partir daquele momento seriam os âncoras do jornal televisivo. O espaço do quadro, que fica atrás dos apresentadores, pode ser aproveitado para a produção de um cenário!
Os alunos ainda podem fazer uma espécie de teatro durante a apresentação utilizando nomes fictícios baseados nos dos apresentadores de telejornal, como por exemplo: Caco Nascimento, Coris Basoy, Patrícia Poetisa, Zeca Magro, etc. Dessa forma, a atividade, além de interessante, ficará descontraída e chamará a atenção da sala.
Em Ivatuba o resultado foi excelente, além dos nomes fictícios eles fizeram abertura e encerramento do programa, em alguns grupos enquanto um foi o âncora o outro foi repórter, criaram previsão do tempo e ao final do ainda chamaram a próxima edição. A exemplo da apresentação das alunas, Jamila dos Santos e Thaíssa Loyola, “boa noite Brasil! Assistam agora mais um capítulo de Avenida Brasil.”
Os alunos vão interagir com os assuntos mostrados na sala de aula e irão aprender sem que percebam. Estarão mais atentos às notícias e, consequentemente, mais informados. (Bolg O Diário na Escola - http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/10/01/a-noticia-dentro-da-sala-de-aula/)

Para não errar durante a apresentação do telejornal, as crianças leram a notícia e anotaram as principais informações


Alunos durante a apresentação: âncora e repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário