Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Seminário O professor e a leitura de jornal

Por Carlos Eduardo Eagle - Jornal O POVO / Programa O POVO na Educação
No último mês de julho, cerca de 250 professores participaram do VI Seminário Nacional “O professor e a leitura de jornal”, realizado na Faculdade de Educação da Unicamp, São Paulo, com o tema “Redes Sociais e Interatividade. Entre eles, estavam os coordenadores dos Programas de Jornal e Educação – PJE. As palestras do seminário estavam voltadas principalmente para as inovações tecnológicas e o mundo virtual. No primeiro dia de encontro, destinado somente aos profissionais que trabalham com PJE, alguns dos coordenadores compartilharam sobre as novas experiências de trabalhos com jornal e educação, que estão sendo realizadas nas empresas de comunicação que representam. 
 
Como facilitador pedagógico, estive no evento representando O POVO na Educação, Programa de Jornal e Educação do Jornal O POVO, apresentando os projetos e ações realizadas pelo programa. As ações foram as seguintes: Coluna O POVO na Educação, Coluna Fala, professor, Coluna Direto da Escola e os Correspondentes O POVO na Escola, que são veiculadas aqui no Jornal do Leitor. Também o Jornal na Sala de Aula, Recreio O POVO, Oficinas pedagógicas e o canal O POVO na Educação.  
Idade mídia
O Jornalista e Educomunicador, Alexandre Le Voci Sayad, relatou algumas das experiências de educomunicação realizada com alunos no estado de São Paulo, para os coordenadores que trabalham com jornal e educação nos diversos estados brasileiros. O Educomunicador compartilhou maneiras de como a escola pode encarar o grande desafio de educar, dentro de uma sociedade que se encontra a cada dia muito mais conectada em rede e, em seguida, apresentou um modelo de educação que procura basicamente, dialogar com o jovem e as grandes questões que cercam o aprendizado na atualidade. 

Objetivos do Seminário 
Promover o diálogo do jornal impresso com outras mídias no horizonte dos processos pedagógicos e culturais na sociedade contemporânea e incentivar o debate sobre a compreensão dos conteúdos e dos modos de produção, veiculação e recepção da mídia, que interagem com os diferentes espaços educativos. Percebe-se que com os objetivos do seminário O Professor e a Leitura de Jornal, os educadores passarão a ter muito mais motivação na atuação em trabalhos que envolvam diversas mídias nos trabalhos em sala de aula.
Palestras e debates
Temas relacionados com a privacidade e a segurança na era digital, cyberbullying, inclusão e direito digital, foram apresentados durante o seminário provocando nos educadores presentes, uma reflexão do que fazemos com a rede social e como ela pode ser trabalhada na escola. Destaque, para a palestra realizada na conferência de encerramento, ministrada pela professora Thaïs Mendonça Jorge (Faculdade de Comunicação / UNB) que falou sobre a transformação no processo de comunicação.

Fonte: O Povo na Educação 14/08/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário