Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Grupo destaca a cultura e arte gauchesca

A Academia Querência Amiga completou sete ano de existência em Ponta Grossa/PR e comemora a amizade que mantém os integrantes unidos para disseminar tradições do Sul do País

Credito:Divulgação
Grupo de dança Querência Amiga faz apresentação no Colégio Linda Bacila, em PG
Por Caroline Messias (Projeto Jovem Repórter)
A academia e grupo de danças gaúchas de salão ‘Querência Amiga’ completou sete anos de atividades em nossa cidade. Em especial, trabalham com a dança de salão do Rio Grande do Sul, estilizando, floreando e interpretando suas letras.
A ideia de montar a academia foi de Cristian Fabiano Macedo Rosa, professor e coreógrafo do grupo, e de sua esposa Marinês Macedo Rosa, também professora. Ambos buscam fazer da Academia um ambiente alegre, com o intuito de reunir as famílias, de conhecer uma nova cultura e, ainda, proporcionar momentos de lazer e descontração aos participantes. "Tivemos a ideia quando começamos a ir em uma outra academia de danças só para reunir mais a família e conhecer uma nova cultura, então montamos a Querência Amiga", diz o coreógrafo.
O Grupo já fez várias apresentações em eventos na cidade de Ponta Grossa e região, e em diversas instituições de ensino estaduais e particulares, inclusive na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O grupo também faz parte da equipe de apresentações culturais da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, juntamente com outros grupos de dança.
O Querência Amiga ganhou, por três anos consecutivos, o Concurso de Dança Caipira da Prefeitura Municipal, surpreendendo com as mais belas coreografias dos casais – ‘Os Caipiruchos’. Em 2010 e 2011 participaram da Münchenfest como grupo oficial de dança do evento, pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
Em abril de 2011, o grupo participou do projeto ‘Geometria: uma Arte na Dança’, organizado pela professora Sandra Mara Maciel através do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido pela Secretaria do Estado de Educação. O projeto foi elaborado e aplicado para um grupo de alunos do Colégio Linda Bacila, unindo dança e matemática.
Querência Amiga faz sucesso com suas apresentações e uma das mais recentes foi no Colégio Linda Bacila, uma tarde cultural agradável, onde toda a comunidade escolar vibrou com a beleza da dança pelos casais do grupo. Ao final das apresentações, Cristian comentou: "Fiquei muito feliz em voltar ao colégio e sermos recebidos com tanto entusiasmo e aplausos calorosos de todos os presentes, acho que nunca fomos tão aplaudidos".
Na Academia, todos são bem recebidos, tanto para aprender a dançar os diversos estilos como também para conhecer a cultura do Sul do País. E, por estar há sete anos em evidência, significa que tem forte compromisso com seu lema e comunidade. 
Jovem Repórter
Projeto estimula participação social de alunos 
Caroline Messias é aluna do nono ano no Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa, e participa, junto com outros sete colegas, do projeto Jovem Repórter desde abril deste ano. O Jovem Repórter foi criado para estimular a participação social dos estudantes, dando oportunidade para mostrarem o seu bairro e sua escola nas páginas do jornal. Através de reuniões periódicas com a coordenação do Vamos Ler, os jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e produzir conteúdo para o jornal. O objetivo de tudo isso é tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a participação social e o protagonismo. Acompanhe as publicações no site: vamoslerjornaldamanha.com.br.

Locais dos cursos
Na Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora das Graças acontece o curso básico nas segundas-feiras. No Clube América, no bairro Boa Vista, existe a opção do curso básico (terças e quintas-feiras), Floreiro e Sapateio (nas quartas-feiras).
Contato pode ser feito através do e-mail: querencia-amiga@hotmail.com, ou por telefone: (42) 3236 – 0279.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário