Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Crianças visitam o jornal Agora

Acompanhadas por jornalistas, elas conheceram as etapas da produção de notícias

Ricardo Welbert

Com o fim das férias escolares, o jornal Agora retoma seu programa pedagógico que incentiva o uso do jornal nas escolas da cidade. Na quarta-feira (1º/8), três professoras e 22 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Anália Nogueira Silva, do bairro Icaraí, visitaram a sede da empresa. Como presente, elas trouxeram dois cartazes que produziram usando recortes do jornal. 

Um dos cartazes traz frases das crianças sobre o jornal (foto: Ricardo Welbert)
Na chegada, cada criança ganhou um exemplar. Curiosas, elas folhearam as páginas e aprenderam que “caderno” também é o nome dado a cada uma das partes que compõem o jornal. Na Redação, conversaram com os repórteres e fizeram perguntas sobre a produção de reportagens e fotografias. A meninada também acompanhou a explicação de um design gráfico sobre a montagem das páginas no computador.  


O design gráfico Márdem Nogueira mostra processo de montagem das páginas às crianças (foto: Ricardo Welbert)
A diretora da escola, Vivina Nogueira Michelini, diz que a visita ao jornal permitiu que as crianças, de apenas cinco e seis anos, vivenciassem a confecção de um material que elas já conhecem. 

- Já usamos o jornal com nossos alunos. Eles vêem as notícias e fazem comentários interessantes sobre os fatos, o que estimula o desenvolvimento intelectual - resume a diretora. 

A professora Magna Lopes Miranda Silva ressalta que alguns alunos já chegam à escola sabendo dos principais assuntos do dia.  

- Eles sabem dos assuntos porque também escutaram nos rádio, assistiram na televisão ou escutaram dos pais ou amigos. A leitura do jornal proporciona uma releitura, mais aprofundada, dos assuntos cotidianos - ela diz. 

A diretora de Redação, Sonia Terra, agradece pela visita e elogia os cartazes produzidos pelos alunos. 

- Os trabalhos ficaram lindos. Ficamos lisonjeados com o carinho – diz.

Diretora de Redação, Sonia Terra segura cartazes feitos pelos pequenos (foto: Ricardo Welbert)
O programa 

O programa Jornal na Escola incentiva o uso de jornais nas salas de aulas com o objetivo de formar novos leitores e cidadãos mais críticos, contribuir para a reversão dos baixos índices de leitura entre os jovens e democratizar o acesso à informação. Para isto, busca aproximar a empresa jornalística das escolas por meio da doação de exemplares e planos de assinaturas diferenciados, de forma que todas as escolas consigam receber o produto diariamente. Diretores e professores interessados em participar devem agendar a visita pelo 37-3301-8442.

Veja mais fotos da visita










Fonte: Jornal Agora/ Agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário