Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Concurso Jornalista por Um Dia


A temática deste ano é o Festival Intencional de Folclore
A importância do folclore para Passo Fundo
No XI Festival Internacional de Folclore, iremos ver muita cultura. O folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidas por imitação e via oral de geração em geração. As tradições e costumes de cada povo devem ser preservados e repassados a futuras gerações como forma de manter contato com suas raízes.

O festival do folclore não oportuniza apenas apresentações pagas, existem vários pontos de apresentações em shoppings, praças e até mesmo nas ruas, onde as pessoas podem ir e assistir belos “teatros” e palestras sem custo algum, como por exemplo: desfiles diários, missa folclórica, oficinas estrangeiras, oficinas de conversação, espetáculos em patrocinadores e muito mais.

A importância do festival para nossa cidade é imensa, traz outras culturas para os passofundenses, podem reencontrar pessoas de seu próprio país que poderiam nunca encontrar, podem haver histórias emocionantes e muito mais.

Eu acredito que quanto mais os governos de nosso país, estado e cidade se preocuparem com a cultura, o mundo melhorará e, com toda a certeza, teremos um futuro melhor se cada um se preocupar um pouco mais com o planeta, acho que o folclore é um pouco de conscientização para todos que realmente prestam atenção no que se mostra, no que se tem principalmente prestar atenção que tudo o que nós temos algum dia começou com alguém.
Não posso deixar de falar que Passo Fundo é a Capital Nacional da Literatura e portanto é uma enorme responsabilidade de nós, passofundenses, em continuar tendo esse posto tão bonito e admirado por pessoas de fora.

Quanta responsabilidade e quanto trabalho para que pessoas que não apreciam a cultura e que não entendem que tudo isso demora e que tem muito trabalho por traz disso, aprenderem a apreciar cultura e informação.

O XI Festival Internacional de Folclore vem por aí e todos deveriam agradecer e curtir esse momento tão especial e com tantas atrações, porque têm pessoas que vêm de outras cidades para assistir aos espetáculos e nós não podemos perder apresentações tão belas e tão cheias de cultura. Folclore é cultura! Aproveite! Participe!
Ana Caroline Macari, 17anos
EMEF Georgina Rosado
ESCOLA ESTRELA GUIA
Os vermelhos e saberes do Curupira
A turma da educação infantil aproveitou a Semana do Folclore para aprender mais sobre algumas lendas tradicionais
Acompanhados da educadora Caroline Santin, os alunos conheceram o personagem folclórico Curupira. A defesa da natureza, o gosto pela fruta preferida, a manga, e o cabelo vermelho fogo chamaram a atenção.


(A professora também entrou na brincadeira / FOTO / ESCOLA ESTRELA GUIA)

“Nós pintamos o cabelo de vermelho com papel crepom, provamos a sua fruta preferida e, também, pintamos os pés em uma folha, recortamos e o colamos no calcanhar, assim parecia que estávamos andando para trás. O que me chamou atenção foi que eles se empolgaram tanto que decidiram fazem em mim”, contou a professora da Escola de Educação Infantil Estrela Guia, que ficou muito feliz e impressionada com a curiosidade dos alunos.

Projeto DM na Sala de Aula
O que
O DM na Sala de Aula é um programa do Jornal Diário da Manhã, realizado nas cidades de Passo Fundo e Erechim, onde se trabalha com professores de escolas públicas e particulares, dando sugestões para a utilização do jornal como instrumento didático-pedagógico.
Quando
Todas as quintas-feiras, no jornal Diário da Manhã.
Próximo encontro
No dia 14 de setembro, às 14 horas, no auditório da CDL. No quarto encontro, haverá o encerramento do concurso “Jornalista por um dia”, além de discussões sobre o programa pedagógico e prático.
Fonte: Diário da Manhã 27/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário