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segunda-feira, 30 de julho de 2012

Comunicação X Informação: como unir o conhecimento

    Foto: Comunicação X Informação: como unir o conhecimento
    No dicionário, informação significa o resultado  do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema (pessoa,  animal ou máquina) que a recebe. Já a comunicação  é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos.

    Nossa entrevistada, Beatriz Acampora, é mestre em Cognição e Linguagem, psicóloga, jornalista  especialista em Comunicação e Relacionamentos  Humanos, diretora do Instituto de Psicologia Ser  Crescer (Isec) e professora da área de Saúde da  Universidade Estácio de Sá. Ela concedeu entrevista ao JEC destacando esses temas no ambiente escolar e ressaltando o poder da comunicação assertiva.
    Qual a diferença entre comunicação e informação?
    Informação diz respeito aos atos de transmitir uma notícia, de dar instruções, oferecer umensinamento ou um  determinado  tipo de conhecimento, uma opinião sobre  procedimento de  alguém, um parecer técnico.

    A comunicação, por sua vez, implica em relação. Nela  também  está contida a informação, inserida na  mensagem  que o receptor  quer transmitir ao  destinatário ou público alvo, contudo, há uma  amplitude maior. A comunicação é o  processo  pelo qual ideias são transmitidas entre pessoas, tornando  possível a interação social. Uma campanha de vacinação,  por exemplo, é um tipo de divulgação, que leva uma determinada informação ao público geral. Já a construção do conhecimento depende de interação,  participação de todas as partes envolvidas no processo,  de feedback.
    Qual a relevância de cada uma no âmbito escolar?
    A escola de hoje prioriza a interação, a troca de saberes,  leva em consideração a experiência do aluno, os contextos socioculturais e, com isso, a educação tornou-se  regionalizada e, ao mesmo tempo, ampla, pois permite  que os alunos participem ativamente da construção do  conhecimento a partir do que experienciam.

    Por que a denominação de comunicação assertiva?
    A palavra assertiva implica em veracidade,em proposições  afirmativas. A comunicação assertiva é o tipo de interação  humana que valoriza a troca,o intercâmbio e o feedback  entre as pessoas. Ela deve ser afirmativa, positiva, incitar  reflexão e ação. A assertividade é a arte de utilizar as  palavras como promotoras de construção. Ser assertivo é  comunicar-se de maneira franca e aberta, sem provocar  constrangimento a outras pessoas.

    É o exercício do feedback constante em que emissor e destinatário são próximos e não mais distantes, pois há  uma troca constante de papéis. Isso implica em utilizar as palavras como poderosos recursos, que devem estar em  consonância com o que uma determinada situação solicita, propiciando compreensão clara, reflexão, ação, retorno,  construção e crescimento.
    Na sua opinião, como os professores podem passar aos  alunos a importância de cada um  desses valores,  informação e comunicação?
    A comunicação é uma das habilidades sociais. Uma pessoa que sabe se comunicar bem é mais hábil socialmente falando.  Portanto, o educador deve utilizar a comunicação como a  ferramenta mais valorosa do processo educacional. O modo  como os docentes se dirigem aos estudantes gera um  impacto direto, segmenta o tipo de relação a ser construída  entre professor e aluno, direcionando o modo como os alunos  vão se implicar na construção do seu próprio conhecimento em  determinada  disciplina. O professor deve entender seu novo  papel: de  facilitador do desenvolvimento de pessoas de  diferentes idades.  Dessa forma, ele vai passar informações, acolher novas  informações trazidas pelos alunos, mas,  principalmente,  promover uma troca efetiva que propicie  a construção do saber.
    Na sua opinião, comunicação e informação andam  lado a lado? Por quê?
    Sim. A comunicação e a informação andam lado a lado porque se apreendermos a comunicação básica, que  envolve um receptor que direciona uma mensagem a  um destinatário, veremos que a informação é também  um tipo de comunicação, de um modo restrito.  Quando alguém coloca um aviso na portaria de um  prédio e todos leem, é  um modo básico de comunicação,  sem troca, sem perguntas, mas ainda é comunicação. Então, o grande ponto a ser ressaltado na comunicação assertiva é o modo como  a informação é concebida e gerada. Se ela não pode ser  transformada, tocada por todos e valorizar a  compreensão, contribuição e proatividade, então,  ela cumpriu um simples  papel: saiu de um ponto e chegou  a outro.
    A comunicação assertiva tem sido usada nas escolas?  É preciso uma qualificação especial  para que os  professores possam passar de  forma correta a mensagem dessa comunicação aos seus alunos?
    Muitas escolas já compreenderam a importância da  comunicação  assertiva para um ambiente escolar com  um clima de confiança e no qual os estudantes não  sejam meros receptores de informações.  Para isso,  aprimoraram o nível de comunicação através de  treinamentos e capacitações para todos que atuam  com educação – e isso envolve desde a pessoa  responsável pelos serviços gerais até a direção da  unidade escolar. Professores que se comunicam  assertivamente tendem a desenvolver  excelentes  relações com seus alunos, que acabam se  interessando mais pelo conteúdo estudado,  colaboram em  sala de aula, participam de  pesquisas, projetos e se implicam  no seu  próprio desenvolvimento educacional.

    A comunicação assertiva também engloba a atenção,  um olhar  cuidadoso para as relações construídas e,  dessa forma,pode-se verdadeiramente tocar a todos,  evitando os processos de exclusão.
    Fonte: Blog do JEC - Programa Jornal Escola Comunidade/  Jornal A Tribuna/SP

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