Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Troca de cartas potencializa comunicação

As notícias divulgadas no dia 29 de maio no Jornal da Manhã contribuíram para que as professoras de Língua Portuguesa Danielle Ramos, Cibele Bastos e Roseli Martins, do Colégio Marista Pio XII, em Ponta Grossa, discutissem com os alunos de 5º e 6º ano problemas enfrentados pela população. Informações sobre greve e problemas no transporte coletivo, reveladas nas notícias: ‘VCG vai à justiça contra greve’ e ‘Moradora reclama da estrutura do transporte coletivo’ fizeram parte do debate.

As professoras explicam que ao entregar o jornal para os alunos naquele dia pediram que eles sozinhos selecionassem as notícias que julgavam mais interessantes. Além das que abordavam o problema no transporte coletivo, fizeram parte da seleção: ‘Avião cai nas proximidades do aeroporto de Ponta Grossa’, ‘Curso orienta sobre como cuidar de gestante e do bebê’, ‘Keima futsal inicia semana atrás de reabilitação’ e ‘Coisa Nossa pede ajuda para concluir projeto’. “Eles discutiram os temas das notícias e cada estudante escreveu uma carta para um aluno de outra série explicando o que havia lido, o que tinha lhe chamado mais a atenção e também questionando a opinião do outro sobre o assunto”, relatam as professoras. O trabalho foi chamado de ‘Carteiro de notícias’ e o objetivo foi desenvolver a compreensão crítica e global através da leitura de textos de circulação social.


Todos preencheram um envelope com seus dados e colocaram em uma urna. As cartas já foram entregues aos destinatários e eles aguardam agora a resposta dos colegas com a opinião sobre o assunto questionado.


De acordo com Daniele, Cibele e Roseli, as cartas ficaram criativas e muito bem escritas, “e os temas foram abordados com clareza pelos alunos. Foi visível o interesse de todos na atividade”.

Fonte: Jornal da Manhã/Programa Vamos Ler 12/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário