Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Trabalhando Meio Ambiente no jornal

A equipe pedagógica e os professores do Colégio Estadual Alberto Jackson Byington Júnior, de Maringá, elaboraram um cronograma de atividades para celebrar não somente o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas também a conscientização dos alunos acerca do mundo em que vivem.
O tema em comemoração à data foi “Economia Verde: Ela te inclui?”. Segundo a equipe pedagógica, depois de todas as ações realizadas pelo colégio a temática começou a fazer parte da vida diária dos alunos, professores e funcionários da instituição.
Os estudantes foram levados a uma Feira de Reciclagem realizada no início do mês em Maringá, lá conheceram diversas empresas que estão há anos no mercado reutilizando e reciclando o que para muita gente é considerado lixo.
A bibliotecária do colégio, Cássia Miya Kato, disse que a visita foi incrível, trouxe novas informações sobre como destinar corretamente o lixo e outros objetos que não usamos mais, “o que mais gostei foi conhecer o trabalho de reaproveitamento da garrafa pet em camisetas, eu não imaginava que isso era possível e que esse tipo de tecnologia já existia em nossa cidade”, relata Kato.
A escola também realizou um “Mutirão do Meio Ambiente” com debates, textos informativos, exibição de vídeos, oficinas pedagógicas e a limpeza de diversas áreas do Byington Júnior.
A pedagoga do colégio, Sílvia Aparecida dos Anjos Gonçalves, conta que ainda tem muito a ser feito, que a consciência para os cuidados com o meio ambiente ainda é fraca. “Embora a maioria dos alunos tenham participado das atividades propostas, um relativo número ainda acha que o outro é que tem que fazer o trabalho da limpeza de rabiscos das mesas e cadeiras, por exemplo, que essa função é dever apenas da zeladora.” Ela destaca que o trabalho deve ser contínuo no dia-a-dia escolar, “a conscientização ambiental começa na escola, lugar onde é feita a formação do sujeito”, afirma Sílvia.
Com os alunos do 2º ano do Ensino Médio foi realizada a oficina “Trabalhando Meio Ambiente no jornal”, uma proposta na qual os adolescentes assistiram um vídeo explicativo sobre o Novo Código Florestal, depois pesquisaram em revistas e no jornal “O Diário” matérias e reportagens que apresentassem informações sobre o Código e as questões ambientais. Para encerrar foi proposto que fizessem produções textuais relatando o que aprenderam sobre os temas apresentados durante essa semana de atividades sobre o meio ambiente.
Fonte: Blog O Diário na Escola (http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/06/11/trabalhando-meio-ambiente-no-jornal/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário