Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Estudantes visitam Redação do jornal

Atividade de visita faz parte da programação do Programa Ler para Saber Mais, desenvolvido pelo jornal Gazeta do Oeste, de Mossoró/RN.
Escola Duarte Filho trouxe os estudantes para conhecer o jornal
Muitas vezes surge uma curiosidade acerca de como se produz um jornal. Para o leitor adulto, que nunca entrou em uma redação de jornal, a curiosidade é grande; para os estudantes, que praticamente estão tendo contato com o texto jornalístico impresso, saber como se produz um jornal é muito prazeroso.
Durante as atividades do programa Ler para Saber Mais, desenvolvido durante todo o ano, as escolas fazem uma aula diferente: uma visita ao jornal.
Semanalmente, estudantes de duas ou três escolas, se deslocam até o centro da cidade para conhecer o mundo maravilhoso do jornal. Maravilhoso porque não é apenas produzir notícias, mas é também entrar em contato com a sociedade, colocar a população a par de tudo o que acontece na cidade, no país e no mundo.
É uma forma de disseminar as informações para que todos tenham acesso a ela. É a democratização da informação que se concretiza a partir do primeiro momento em que se pensa nas pautas do dia.
Até o mês de julho, as escolas participantes do programa de leitura Ler para Saber Mais visitarão a Redação do jornal. Na oportunidade, conhecerão a história da GAZETA DO OESTE, o equipamento utilizado para produzir os exemplares e terão a oportunidade de conversar com os jornalistas, de perguntar a eles se é tão difícil assim fazer um jornal.
Uma turma de cerca de 35 alunos mais os professores participam da visita. Para eles, uma atividade bem diferente da que estão acostumados em sala de aula.
Eles conhecem a Redação, a diagramação, a sala de impressão, o lugar onde é gravado o quadro “Nos jardins da GAZETA”, a sala de arquivo e conversam com os jornalistas.
Para a estudantes Larissa Bezerra, 11, que faz o 7º ano na Escola Municipal Rotary, que visitou o jornal na quarta-feira passada, 30 de maio, a visita é muito interessante. “É muito legal, interessante. Eu já tinha vindo ano passado, quando a escola veio. Eu lembrei coisa eu não lembrava mais”, disse.
Rudson Carvalho, 13, que faz o 9º ano, veio pela primeira vez. “Foi interessante porque eu não sabia de nada disso”, diz.
Além das escolas cadastradas no programa, durante o ano outras instituições também podem fazer visitas, basta apenas agendar dia e horário.
 Estudantes das escolas produzem jornal um escolar
 A Escola Rotary produz desde 2010 o seu jornal escolar. Ele traz notícias da escola e dos estudantes, bem como discussões acerca de um assunto.
Outras instituições envolvidas com o programa também produzem o seu. Escolas como Dinarte Mariz, Alcides Manoel produzem seu jornal escolar. A escola João de Abreu, que já teve seu jornal, agora produz as notícias no blog da instituição.
Marina Marques, 14, que faz o 9º ano, é da equipe do jornal escolar. Para ela, é um prazer fazer o jornal, mesmo que dê trabalho. “Dá um pouco de trabalho, porque tem que pesquisar, e cada um tem uma ideia. Eu gostos de fazer porque é prazeroso. É um trabalho nosso que a gente apresenta para os pais”, informa.
A professora Maria das Dores também já veio outras vezes pela escola visitar a GAZETA DO OESTE. Para ela, trabalhar com o jornal na sala de aula é muito importante, pois envolve assuntos diferentes. “É gratificante. Traz os assuntos do passado para os dias de hoje, durante as discussões em sala de aula. É importante que ele possa ser aplicado em todas as disciplinas”, ressalta.
Além do jornal produzido na escola, os alunos produzem um na disciplina de História, envolvendo fatos históricos. “Nele, os alunos fazem como se fosse no tempo que aconteceu o fato, relembrando momentos importantes da nossa história. É como se fosse na época como aconteceu”, explica. 
Jornal produzido pelos estudantes da Escola Municipal Professor Antonio da Graça Machado
 Fonte: Blog do Programa Ler para Saber Mais - http://lerparasabermais.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário