Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Educando a criança, formando o cidadão



Desde 2001, o programa educacional “O Diário na Escola”, alinhado ao modelo do Programa “Jornal e Educação”, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), é desenvolvido pelo jornal O Diário do Norte do Paraná.


Em parceria com as Secretarias de Educação de Maringá e região e empresas privadas, o programa objetiva estimular nos alunos o gosto pela leitura, contribuindo com a aprendizagem de diversos conteúdos, formação cidadã e o desenvolvimento do senso crítico dos envolvidos.


Alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas e particulares, entre outros ambientes educativos como comunidades sociais e abrigos, são o público alvo do Diário na Escola. As instituições parceiras recebem os jornais semanalmente para desenvolverem atividades. Os trabalhos realizados a partir da leitura do jornal “O Diário” são publicados nas colunas semanais do programa, no caderno de cultura D+.


“O trabalho que a equipe do Diário na Escola está realizando com os nossos alunos contribui não só com o incentivo à leitura, mas com a construção do saber. O resultado é visto nas atitudes das crianças dentro da escola, na família e com a sociedade”, relata a diretora da Escola Municipal Afrânio Peixoto, de Ivatuba, Maria Luiza Macedo.




Os profissionais da educação, envolvidos no programa, recebem assessoria pedagógica especializada com encontros de capacitação, palestras com grandes nomes das áreas de Educação e Comunicação, materiais de apoio com sugestões de atividades para o trabalho interdisciplinar com o jornal, atendimento da equipe do Diário na Escola para suprir dúvidas, bem como visita às escolas e oficinas pedagógicas de “relatos de experiências” com os participantes.


Os envolvidos no programa ainda podem fazer visita ao grupo O Diário, onde é apresentado aos visitantes todo o processo da produção da notícia até o sistema de impressão e distribuição do jornal nas casas, escolas e empresas.


A professora do 4º e 5º ano da Escola Municipal Padre José de Anchieta, de Sarandi, Angela Alvez, conta que “a visita ao Diário foi excelente, os alunos chegaram na escola contando tudo o que viram, conversamos em sala de aula sobre a importância de cada profissional da redação, fizemos produção textual e o mais interessante é que eles ficaram curiosos sobre a profissão do jornalista, para quem sabe um dia, se tornarem um”.


Em 2012 já foram realizados com os educadores os encontros pedagógicos: “Leitura, trânsito e cidadania” e “O uso do jornal como práxis para a formação cidadã”; o concurso cultural: “Práticas Pedagógicas” e com alunos foram desenvolvidas as oficinas pedagógicas: “Trabalhando cidadania no jornal” e “Conhecendo a estrutura do impresso”.


Ainda neste ano teremos o “Concurso de Gibi do Diário na Escola” para os alunos e um curso de capacitação sobre o tema para os professores. No mês de setembro, em parceria com a VIAPAR e em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, realizaremos o já tradicional “Concurso de Frases”, e até o final do próximo semestre aos educadores participantes do programa será ministrada palestra sobre os gêneros jornalísticos.


“Além de incentivar a leitura, o programa visa desenvolver também as demais habilidades em língua portuguesa (oralidade e escrita), e fazer com que o trabalho aconteça de forma interdisciplinar, pois quanto mais preparados estiverem os alunos e professores para compreensão dos níveis de leitura, melhor será o desempenho em todas as disciplinas e na própria vida deles. Pretendemos que as crianças e adolescentes não apenas leiam os conteúdos dos impressos, mas que produzam notícias da sua cidade, do bairro, da escola; emitam opiniões sobre o que é lido e possam ter uma visão crítica de suas produções. Acreditamos que este trabalho é uma semente que estamos plantando, que com a efetiva participação de todos os envolvidos, dará ótimos resultados na formação intelectual e cidadã dos estudantes”, destaca o coordenador do Diário na Escola, professor Ricardo Augusto Pastoreli.


Fonte: Blog O Diário na Escola (http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/06/26/educando-a-crianca-formando-o-cidadao/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário