Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Construindo cidadania com Jornal Escolar

Por Marli Fiorentin
Já pensou em organizar um jornal para sua escola? Analise a diversidade de gêneros textuais que há nessa mídia e pense em como é uma forma dinâmica de manter seus alunos informados e conscientes do seu contexto social, desenvolvendo o senso crítico tão necessário  para o exercíco da cidadania. Trabalhar  com jornais , identificando a sua estrutura, buscar temas interessantes para discutí-los em sala de aula gera aulas muito dinâmicas. Mas depois disso, propor a produção do próprio jornal é um passo a mais na construção de habilidades e competências. Faltam ideias? Visite o site do Jornal e Educação da ANJ(Associação Nacional de Jornais) que desenvolve um lindo projeto em vários estados brasileiros, oferecendo formações aos educadores de escolas cadastradas no programa. Conheci o programa durante um curso de blog que ministrei a jornalistas educomunicadores , no ano passado e me encantei. Outro excelente projeto é desenvolvido pela ONG Comunicação e Cultura, que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove o jornal escolar desde 1995. 
No Portal do Jornal Escolar há muitos subsídios  e orientações para desenvolver o jornal escolar na sua escola. Inclusive há disponivel para baixar o livroO Jornal Escolar, de Célestin Freinet. Além disso, é possível encontrar ali, orientações para o planejamento, execução,  diagramação e impressão, espaço para interações com outros educadores. Enfim, é um prato cheio para os educadores que desejam um apoio para iniciar e desenvolver esse tipo de  trabalho. Uma iniciativa que merece os parabéns e nosso respeito.
Fonte: http://blogosferamarli.blogspot.com.br/2012/06/construindo-cidadania-com-jornal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário