Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Concurso da Folha da Região vai premiar fotografias



Estão abertas, a partir desta terça-feira (19/06), as inscrições para o concurso cultural de fotografias "Rio+20 começa aqui" promovido pela Folha da Região  por meio do Programa Jornal e Educação Ler para Crescer. Aproveitando as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - que acontecem até o próximo dia 22, no Rio de Janeiro - este concurso pretende premiar, com assinaturas do jornal, seis trabalhos, sendo três na categoria Cidade Melhor e outras três na categoria Minha Parte. Clique aqui para ver o regulamento do concurso.

"Nosso objetivo é que, a partir da leitura dos veículos de comunicação, as pessoas possam ter uma visão mais crítica sobre os temas que estão sendo tratados em nível mundial, mas que se posicionem e ajam a partir da sua realidade", esclareceu a idealizadora do concurso, Ayne Regina Gonçalves Salviano, coordenadora do Ler para Crescer. Podem participar todos os leitores da Folha que sejam moradores da cidade de Araçatuba. Estão impedidos apenas os funcionários da empresa e dos parceiros do programa, além de seus parentes em 1º. e 2º. graus.

O "Rio+20 começa aqui" tem duas categorias. Na primeira, denominada Cidade Melhor, o participante deve tirar uma fotografia daquilo que acredita que a cidade de Araçatuba pode melhorar a partir dos temas discutidos na conferência mundial, como meio ambiente, sustentabilidade, miséria, tolerância, entre outros. Esta fotografia deve seguir os princípios do fotojornalismo, ou seja, precisa retratar a realidade. Por isso não serão aceitas montagens ou fotos posadas. Esta imagem deve ter obrigatoriamente uma breve legenda identificando o problema retratado e as sugestões do autor da foto para solucionar a questão. "Não basta criticar. O leitor crítico busca auxiliar nas soluções", acredita Ayne Salviano.

MINHA PARTE
Na categoria Minha Parte, a fotografia deve ser produzida. O autor pode usar da criatividade para registrar uma situação onde se compromete a ajudar a minimizar os problemas que estão sendo discutidos no Rio. Cada participante pode inscrever, gratuitamente, até duas fotografias, uma em cada categoria, mas apenas uma fotografia de cada autor será premiada não existindo, então, a possibilidade de um participante conseguir mais do que um prêmio. Os trabalhos têm que ser postados no e-mail lerparacrescer@folhadaregiao.com até o dia 29 de junho.

Duas fotografias de cada categoria serão escolhidas por uma equipe técnica, de profissionais reconhecidos nas suas áreas de atuação. A terceira foto será eleita pelo voto popular, no site da Folha. Os trabalhos vencedores serão divulgados pelo Programa Jornal e Educação Ler para Crescer nas páginas daFolha da Região a partir do dia 07 de agosto. Para os seis melhores trabalhos serão concedidos uma assinatura de um ano da Folha da Região (1º lugar em cada categoria), uma assinatura de seis meses (2º lugar) e uma assinatura de três meses (3º lugar).



Fonte: Folha da Região (http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=300091)

Nenhum comentário:

Postar um comentário