Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Todos Pela Educação convida jornalistas e especialistas para encontro sobre financiamento da Educação brasileira

Um dos temas que mais tem gerado dúvida na cobertura jornalística de Educação é o financiamento. Qual é a legislação vigente? Quais são os impostos que constituem receitas para a Educação? Como podemos encontrar e acompanhar informações de cada um dos estados ou municípios? Diante destas questões, o Todos Pela Educação realiza no próximo dia 16 de maio (quarta-feira), das 9h às 12h30, em São Paulo, o Educação em Pauta, um encontro entre especialistas e jornalistas para o debate deste importante tema.

O objetivo deste encontro é esclarecer as dúvidas mais frequentes em relação ao financiamento da Educação no País. Amaury Gremaud, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP), falará sobre responsabilidades e deveres segundo a Constituição Federal, impostos que constituem as receitas da Educação e o que é e como funciona o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Na sequência, Paulo Malheiro, coordenador do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), falará sobre a importância e o funcionamento deste sistema, os dados que o compõe e de que forma ele pode ser utilizado para ajudar no controle social. Romeu Caputo, diretor de programas da Secretaria Executiva do Ministério da Educação (MEC), fará o fechamento das apresentações e, por fim, abriremos para as perguntas e debate com os jornalistas.

Na ocasião também será apresentado o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2012, uma iniciativa do Todos Pela Educação e da Editora Moderna, que reúne os indicadores mais atualizados da Educação Básica – incluindo dados de financiamento -, de diferentes fontes, acompanhados de análises, gráficos e textos de especialistas produzidos especialmente para a publicação.

              

As vagas para este encontro são limitadas e a inscrição pode ser feita por meio do e-mail: camilla@todospelaeducacao.org.br (com nome completo, veículo, e-mail e telefones).

SERVIÇO 
Educação em Pauta: Financiamento da Educação
Dia: 16 de maio de 2012 (quarta-feira), das 9h00 às 12h30
Local: Sede do Todos Pela Educação – Av. Paulista 1.294, 19º andar – São Paulo/SP
Mais informações e inscrições: Camilla Salmazi - camilla@todospelaeducacao.org.br/
11 3266 5477 r.229
Fonte: Todos pela Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário