Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Professora resgata data importante - 3 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen (Ponta Grossa), Patrícia Kloster, também não deixou o dia 3 de maio passar em branco.



A professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen (Ponta Grossa), Patrícia Kloster, também não deixou o dia 3 de maio passar em branco. Ela utilizou o material disponível na apostila entregue durante a primeira oficina do ano do Projeto Vamos Ler e conduziu uma discussão sobre Liberdade de Imprensa com alunos do 8º ano. “Comentei sobre a época da Ditadura Militar no Brasil e de como era difícil para a imprensa, para a cultura, para os estudantes, para todos. Alguns alunos falaram sobre os jornalistas assassinados recentemente e lembraram também de Tim Lopes”, conta Patrícia. A partir dessa reflexão sobre liberdade, profissionais da mídia, censura, ditadura e após a leitura da ‘Declaração de Chapultepec’, a professora propôs que os alunos produzissem textos sobre o debate.
Patrícia conta ainda que somente neste ano eles já produziram vários gêneros: texto de opinião sobre tecnologias, cartaz publicitário sobre os pontos turísticos de Ponta Grossa, cartaz de campanha de conscientização sobre os rachas, entrevistas e trabalhos sobre conflitos na escola. “Essa é a riqueza de trabalho com os gêneros textuais que o Vamos Ler nos possibilita”, afirma.
“No passado, para publicar nos jornais uma charge, uma notícia, uma poesia, um texto de opinião tinha sempre que passar pela censura. Os textos não podiam ter nenhum comentário sobre o Governo. Até mesmo os músicos tinham que mostrar os seus trabalhos aos governantes e, se tivesse alguma palavra falando mal deles não ia para o disco. O famoso cantor Chico Buarque fez uma música chamada ‘Apesar de você’ que mais parecia falar de uma briga de casal, mas que, na verdade, era uma crítica ao governo militar. Só depois de tocada nas rádios é que foi descoberta. Agora tudo é diferente. A imprensa tem liberdade de expressão. Temos as notícias, o Fala Cidadão [coluna do JM], em que nós podemos falar e expressar o que nós vemos e ouvimos, enfim, damos a nossa opinião sobre tudo. A liberdade de se expressar é um direito nosso, então ‘fale povo’, para melhorarmos o nosso Brasil.
Fonte: Jornal da Manhã/PR/ Texto: Felipe Gonçalvez da Roza

Nenhum comentário:

Postar um comentário