Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Professora leva o DC para dentro da sala de aula em Erval Velho

Há seis anos ela utiliza o Diário Catarinense para realizar atividades com os alunos


A professora Loreli Giacomini dá um exemplo de que, além de ficarem por dentro das notícias, os novos assinantes podem encontrar outros atrativos no jornal. Ela mora em Erval Velho, no Meio-Oeste catarinense, e há seis anos utiliza o Diário Catarinense dentro da sala de aula.
Durante as aulas, os textos são analisados em conjunto com os estudantes. Eles trabalham, por exemplo, as regras gramaticais e geografia, principalmente de cidades pouco conhecidas do Estado, nas reportagens e fórmulas matemáticas nos anúncios classificados.

A professora leciona para a 4ª série na Escola Básica Municipal César Avelino Bragagnolo, que fica na pequena cidade de Erval Velho, distante cerca de 400 quilômetros da Capital. Ela diz que, com os conteúdos do jornal, além de aprenderem as disciplinas, os estudantes ficam atualizados sobre os acontecimentos. Muitos levam o DC para casa e comentam os assuntos com os colegas no dia seguinte.
— É um espaço democrático, porque cada um lê a editoria que mais gosta. Depois, eles fazem atividades e comentam os fatos com os colegas — conta Loreli.

Todos aprovaram a ponte entre o conhecimento técnico e didático e a reportagem e gostam de dividir as carteiras com as páginas do jornal. Também é permitido que os pequenos recortem as folhas, para incentivar a criatividade. 

Loreli diz que o uso de um jornal do Estado dentro da sala de aula torna o ambiente escolar uma extensão da realidade. Além de incentivar a leitura, incentiva a discussão dos assuntos e traz conhecimentos da atualidade. 
Fonte: Diário Catarinense/ Dayse Trombetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário