Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Alunos aprendem matemática com o jornal

A professora de Matemática do Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila (Ponta Grossa/PR), Sandra Mara Maciel, utilizou os textos do Jornal da Manhã para problematizar a informação. O objetivo foi mostrar aos alunos do 2º ano / Ensino Médio como os dados matemáticos também são importantes para a compreensão das notícias, o que ela chamou de ‘comunicação através de números’. Além disso, ao propor que os jovens criassem problemas a partir de informações numéricas, a professora valorizou o trabalho em equipe e a troca de idéias. Os alunos perceberam que é necessário haver cooperação para o desenvolvimento dos cálculos na resolução do problema e a participação de todos durante a análise e discussão dos resultados.

“Eles analisaram algumas notícias, ou propagandas, que continham representações numéricas e, com base no contexto, deveriam reconstruí-las na forma de ‘problema matemático’, transferindo os valores indicados em uma das seis operações matemáticas básicas de modo que pudessem ser determinados alguns valores relativos ao tema em questão”, explica Sandra. A intenção foi fazer com que os jovens apresentassem o encaminhamento da solução do problema elaborado pela equipe, para que assim pudessem observar e discutir prováveis falhas no desenvolvimento da linguagem utilizada para descrevê-lo.
“Essa atividade foi muito positiva porque além de perceberem a importância da matemática como elemento essencial da notícia e também do jornal como um todo, os estudantes passaram a visualizar e compreender que um problema pode realmente partir do cotidiano de uma comunidade, e que toda notícia oferece elementos que podem ser transformados em simbologia matemática, formando assim problemas matemáticos, que é uma das principais formas de exercício presentes nos conteúdos do Ensino Médio”, esclarece.
Fonte: Jornal da Manhã/PR Talita Moretto 17/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário