Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Professor defende a leitura de jornal para a reflexão

O professor Geraldo Peçanha de Almeida autor do livro “Ler, Escrever e Pensar” falou ao público na tarde de ontem, 2, durante o 1º Festival Literário Internacional dos Campos Gerais. Ele veio a convite do Jornal da Manhã e além da palestra na Praça das Falas, conversou com alunos e professores de várias escolas no stand do projeto “Vamos Ler”. Acompanhando o professor estava Bruno Borba da Rocha, leitor de HQs, mas também de livros que ele mesmo escolhe, segundo o próprio.
Almeida veio defender a ideia principal da sua obra sobre a importância da leitura do jornal em sala de aula, como construtor do pensamento cotidiano. Segundo ele, a literatura, o cinema e a música têm papel importante na formação de leitores, mas o meio que ensina a refletir de verdade, ainda é o jornal. “O jornal tem este papel porque não é uma história com começo, meio e fim, não tem linearidade, e os fatos se interligam, através do trato diário da notícia”, diz.
Para o professor, o grande problema é que embora a educação tenha tido alguns avanços no Brasil, com um crescente número de professores com pós-graduação, estes mesmos professores não leem diariamente o jornal e muitas vezes não sabem o que se passa em sua própria cidade. “E, por conta disso, evitam discussões de assuntos para os quais não estão preparados”. Almeida acredita que ler a notícia no computador, muitas vezes apenas a manchete, não ajuda o aluno a ser reflexivo. “Sem a leitura da notícia diária e sem a interpretação do que se lê, vamos ter uma dificuldade muito grande de formar cidadãos”, diz.
Responsável pela implantação do projeto de leitura em Moçambique, na África, o professor diz que embora tardiamente, lá eles estão à nossa frente nesta questão. Ele explica que em Moçambique a primeira lição da cartilha começa com a história de uma menina que se chama Florinda, nome dado pela mãe dela, que pariu encima de uma árvore, durante uma enchente. “Aqui a cartilha não tem isso”.
Outro dado em que ele se baseia para falar da importância da leitura de jornal é o fato de o Brasil estar sempre atrás de países como o Chile e a Argentina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O Pisa avalia principalmente a capacidade de reflexão do aluno, questão que só é tratada nos cursinhos nas aulas de conhecimentos gerais. “O aluno no cursinho só tem conhecimentos gerais, porque ele tem uma guilhotina pela frente, o vestibular, quando isso deveria iniciar na quinta série”, ressalta Almeida.
Programação
Festival recebe grandes nomes da literatura
Hoje quem visitar o Flicampos vai participar de temas como Linguagens digitais, com várias sessões a partir das 9h. Às 10h, quem fala sobre a criação de histórias em literatura infantil é o escritor carioca Alexandre de Castro Gomes. Às 14h, o secretário de Estado de Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mário Celso Cunha, fala sobre a Preparação da Copa do Mundo no Paraná/2014. Às 15h, ainda na Praça das Falas, Sandra Pina desenvolve o tema “Antes de ser escritor, é preciso ser leitor”. Às 16h30, Lúcia Helena Barros do Vale fala sobre o livro “Mercador de idéias”, com lançamento às 17h, no Estande Livrarias Curitiba. Às 19h, o escritor e dramaturgo, Roberto Alvim, de São Paulo, trata da dramaturgia contemporânea, em uma mesa redonda do Núcleo de Dramaturgia SESI –PR. E às 19h30, o escritor Affonso Romano de Sant´Anna, debate a “A importância do livro e do jornal no processo de construção de novos leitores”, no Cine-Teatro Ópera (Auditório A).
Mostra Cultural apresenta
Projetos são voltados à leitura e literatura na região
A mostra Cultural dos Campos Gerais que acontece nesta quinta-feira (03) terá a apresentação de dez projetos voltados à cultura e geração de conhecimento. O evento faz parte da programação do Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos) e será realizado às 14 h, na Casa da Memória, localiza da no Parque Ambiental e conta com projetos de seis municípios da região. A Mostra é uma promoção da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em parceria com a 2ª Regional de Cultura do Paraná - AMCG Cultura com o objetivo de reconhecer e disseminar os projetos culturais relacionados à leitura e produção literária de escritores, desenvolvidos na região.
Serão apresentados os projetos: Bando da leitura, por Lucélia Clarindo, Biblioteca Rural Arca da Leitura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Jaguaríaiva; Centro de Formação Professor Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba; Conversa entre Amigos da Prefeitura Municipal de Carambeí; História em Quadrinhos sobre o Tropeirismo por João Maria do município de Castro; Mala da Poesia da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba; Livros para Ouvir dos cursos de Jornalismo e Letras da Faculdade SECAL; Projeto de Leitura Escola e Comunidade de Piraí do Sul, e Campos Gerais em Quadrinhos pelo Projeto Vamos Ler e a AMCG.
Fonte: Jornal da Manhã/Sebastião Natalio 03/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário