Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Credito:
Por Maria Eduarda Pereira Edling - Colégio Linda Bacila/PR
As demonstrações de intolerância, desrespeito e violência são sempre chocantes e, infelizmente, hoje a discriminação existe em toda parte, seja nas relações religiosas, esportivas, sexuais, étnicas ou políticas, dando origem a conflitos, ódio, crimes e guerra. E muitos desses conflitos originam-se em instituições de ensino porque jovens, adolescentes e crianças, são, muitas vezes, discriminados pela cor, pobreza, gênero, orientação sexual, ou até mesmo por deficiência física ou intelectual.

Se hoje nós estamos assim, amanhã como estaremos? Você já parou para pensar? Ou até mesmo as pessoas que praticam o ato da discriminação já pararam para pensar que poderiam ser discriminadas também? Será que poderíamos nos colocar, pelo menos um segundo se quer, no lugar de uma dessas pessoas?


Não é preciso nem pensar para responder, já sabemos que, infelizmente, a sociedade é tão influenciada por falsos amigos que chegamos a esquecer realmente o valor das coisas, sendo incapazes de pensar antes de agir, não pensam um minuto se quer no próximo, não pensam que amanhã ou depois pode ser sua família, ou até mesmo você que esteja sendo discriminada.


E nos estabelecimentos de ensino, onde estão os professores que recebem, educam, independentemente de origem, orientação sexual ou deficiência, que ensinam todos a viver, existem aqueles que convivem com os educadores que antes não olhavam para o preconceito, que demonstravam o respeito que deve ser dado independentemente da maneira de ser. Onde estão os verdadeiros cidadãos que são aqueles que reconhecem o valor de alguém pelas batalhas que enfrentam e não pelo que aparente.


Está na hora de mudarmos, de assumirmos quem realmente somos. Está na hora de sermos cidadãos, de aprender e ensinar, independentemente da sua maneira de viver e de ser.
Fonte: Jornal da Manhã/PR 18/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário