Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Oficina de cidadania gera bons resultados!

A equipe de O Diário na Escola fez oficina pedagógica “Trabalhando cidadania no jornal” com os alunos do quarto e quinto ano da Escola Municipal Afrânio Peixoto, em Ivatuba/PR. O principal objetivo do encontro foi fazer com que as crianças refletissem sobre atitudes cidadãs e não cidadãs.
Depois de assistirem a dois vídeos observando se atitudes cidadãs e não cidadãs aconteciam nas cenas, discutirem o assunto em sala e produzirem cartazes com notícias do jornal relacionadas à cidadania, os alunos fizeram produções textuais sobre o que aprenderam na oficina pedagógica.
Confira os melhores trechos:
“Aprendemos que atitudes cidadãs são as coisas boas que fazemos como: respeitar o outro, cuidar do meio ambiente, ajudar o amigo. Atitude não cidadã é tudo que é errado como: xingar, brigar, desrespeitar.” (Julia Pereira e Jamylla Heloise dos Santos)
“O filme “Chico Bento no shopping” nos ensinou que devemos ter atitudes cidadãs e não fazer como o personagem que desrespeitou o vendedor e as pessoas.” (Maiki Leandro e André Gustavo)
“O trabalho de hoje foi bom porque nós aprendemos mais sobre o que é cidadania.” (Marlon Sgorla e João Vitor Tomaroli)
“Toda pessoa tem que praticar atitudes cidadãs, pois se existissem apenas os não cidadãos eles iriam destruir o mundo.” (Gabriela Dutra e Jean dos Santos)
“Hoje dia 03/05/2012 tivemos uma aula super legal porque a Nayara e o Ricardo trabalharam com a gente a oficina “O Diário na Escola” e o tema discutido foi sobre cidadania.” (Beatrys Ranek e Camila da Silva)
“A construção de uma passarela é uma coisa boa para a população, já a notícia sobre o abuso sexual é ruim, sendo uma atitude não cidadã.” (Giovana e Robson)
“A cidadania são os direitos e os deveres que todo cidadão tem.” (Mariana Piqueti e Victória Caroline da Silva)
“O projeto O Diário na Escola nos ensinou a aprender o que é, e o que significa a palavra cidadania. Atitudes cidadãs é respeitar e colaborar, atitudes não cidadãs são bullyng, quebrar bens públicos e brigas.” (Carolaine de Oliveira, Luiz Gustavo Alves, Lucas Mateus dos Santos e Helena Patrícia dos Santos)
“Atitudes cidadãs são aquelas que você tem que respeitar o próximo, não pode xingar e não pode bater.” (Alisson Alves, Gustavo Henrique e Leandro Delousté)
“Foi legal e divertido, foi interessante, foi criativo e produtivo e aprendemos muitas coisas.” (Lara, Luciana, Emilyn e Samara)
As melhores produções da oficina sobre Cidadania realizada na Escola Municipal Afrânio Peixoto, em Ivatuba, merecem destaque e publicação na íntegra. Confira:




  Para receber o planejamento desta oficina, entre em contato com a equipe de “O Diário na Escola” pelo telefone: (44) 3221-6050 ou pelo email: odiarionaescola@odiario.com
Fonte: Blog O Diário na Escola - http://maringa.odiario.com/blogs/odiarionaescola/2012/05/09/oficina-de-cidadania-gera-bons-resultados/ivatuba-017/

Nenhum comentário:

Postar um comentário