Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Blog de Educação para a Sustentabilidade, do Instituto Ecofuturo, tem postagens semanais sobre meio ambiente, sustentabilidade e Rio+20

O Instituto Ecofuturo começou a divulgar semanalmente posts no Blog de Educação para a Sustentabilidade, pensado para a realização do 3º. Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, que será lançado em junho.
Veja abaixo os dois primeiros posts e fique de olho no blog do Ecofuturo, que é parceiro do programa Jornal e Educação!
Para quem tem Facebook, basta entrar no Blog http://www.ecofuturo.org.br/premio/blog

POST 1 - RIO+20: E EU COM ISSO?

Jogo da vida


Objetivo

O grande  objetivo é compor  as partes. Não é como outros jogos, onde ganha quem conquistar mais territórios, mais riquezas. Aqui, quando o dominar compromete o viver, o resultado é simples e impiedoso: perde-se o jogo. O lance é montar de uma forma coerente, que não desmonte, em outras palavras, sustentável.
O desafio é que, no final, se faltar um micropedaço, o menor de todos, do tamanho de um átomo, o quebra-cabeça não estará completo. O pedacinho vai fazer falta.
Estamos em 2012 com um quebra-cabeça com peças faltantes e outras prestes a serem perdidas para sempre. A humanidade é uma delas.

Jogadores

No agrupamento dos seres humanos, somamos hoje 7 bilhões de jogadores. Não há duplas, trios. É um único grupo com um objetivo comum, montar o quebra-cabeça. Não dá para desistir agora nem passar a vez. Os grandes desafios : a busca do consenso e da cooperação pelos cuidados com a vida. Afinal, eu posso achar que uma peça encaixa no canto direito e você, no canto esquerdo. Em junho, chefes de Estado de centenas de países vêm ao Rio para uma nova rodada. No final da reunião, apelidada de Rio+20, espera-se um documento de consenso com diretrizes do que deve ser feito e em quanto tempo. Paralelamente ocorre a Cúpula dos Povos, organizado pela sociedade civil global.

Acompanhar esses debates é uma das formas de aprender a jogar. Igualmente importante é levar essas ideias do que fazer e de como fazer para dentro da sua casa, da sua escola, da sua rede, da sua comunidade. Isso é jogar pra ganhar em um jogo em que não se joga sozinho.

A ideia deste blog é ser fonte de inspiração e, principalmente, de troca. É trabalhar junto para bem concluir esse quebra-cabeça, preservando e cuidando de todas as peças. É olhar para a parte que já está pronta e boa e ir atrás do novo e do melhor:  novas ideias para unir as peças, todas elas.

Faz sentido pra você? O que você acha?

POST 2 - QUE ANO É HOJE?

Em 2000, 198 nações se comprometeram a atingir, até 2015, oito metas chamadas de “Objetivos do Milênio”. Você já deve ter ouvido falar muito sobre o assunto e trabalhado em sala de aula... Aqui, no Ecofuturo, os Objetivos do Milênio – rebatizados como “O melhor lugar do mundo” - foram a base do 6o Concurso Cultural Ler e Escrever É Preciso, em 2007. Pois bem, 12 anos depois muita coisa mudou e, pasmem !, para melhor. Sim, leitores, o copo está meio cheio.

Você sabia, por exemplo, que o primeiro objetivo, erradicar a extrema pobreza e a fome, já foi atingido pelo Brasil? A meta era reduzir a pobreza à metade do nível de 1990. Em 2005, o nosso país voluntariamente ampliou a meta: reduzir a pobreza a um quarto do que era em 1990. Alcançamos em 2007 e superamos em 2008. Fantástico, não?
No artigo Desigualdade no Brasil: só seremos menos desiguais quando nossa riqueza estiver nas crianças, o pesquisador Ricardo Paes de Barros fala sobre como podemos IR ALÉM.

Também devemos atingir o quarto objetivo, reduzir a mortalidade na infância, antes de 2015. Para se ter uma ideia, de 1990 até 2008, a frequência de óbitos de menores de cinco anos reduziu 58% (22,8 para cada 1.000 nascidos vivos). A meta é 17,9. Estamos quase lá! E para ir melhor vale ler O bebê: um novo mundo que muda o nosso mundo, onde o neonatologista Carlos Eduardo Correa apresenta uma prosa delicada sobre os cuidados com a vida desde sempre.

Ainda falta muito para alcançar alguns objetivos. Veja só o terceiro, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, por exemplo. As mulheres frequentam mais a escola do que os homens, mas apenas 57,6% das brasileiras são consideradas economicamente ativas (os homens são 82%). Só pra dar uma ideia: em 2009, o nosso Congresso Nacional era composto apenas de 9% de deputadas federais.

2015 é daqui a três anos. É como se a prova fosse amanhã e hoje, o último dia para ralar de estudar para tirar 10. Nos próximos posts, vamos detalhar cada um dos objetivos e apontar caminhos sobre como nós (você) podemos contribuir para atingi-los: começando em casa e estendendo nos estudos, no trabalho, na rua, no bairro, votando...sendo humano e cidadão. Preparado? Queremos e aguardamos os seus comentários, suas ideias, suas experiências! É só clicar aqui embaixo!

 *Dados do Relatório Nacional de Acompanhamento, feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e publicado em março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário