Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Leitura e Cidadania são discutidas em encontro pedagógico

Na tarde de quinta-feira (26) profissionais da educação de municípios vizinhos à Maringá participaram do encontro pedagógico ministrado pelo professor especialista, Ricardo Pastoreli.


No primeiro momento foi apresentado como é o trabalho desenvolvido pelo O Diário na Escola para os professores que estão participando pela primeira vez do Programa. Em seguida, iniciou-se uma discussão sobre o porquê o jornal deve ser utilizado na educação do aluno, sugestões de práticas pedagógicas com o impresso, como produzir a notícia e a importância dos textos de circulação social na formação da criança e do adolescente.













A professora, Luana Nicola de Sá, conta que a palestra serviu para aprimorar o que ela já sabia sobre o uso do jornal na escola. “Os conhecimentos que obtive levarei aos meus alunos para trabalhos em sala”.

Na segunda etapa do encontro os professores foram para a parte prática, como se fossem alunos. Dividiram-se em grupos e realizaram atividades, todas utilizando o jornal como base, criaram anúncios publicitários, identificaram o lead da notícia, falaram sobre os sentimentos que uma imagem pode causar, etc. Assim puderam ter novas ideias de como trabalhar esse material com os educandos.

“A dinâmica realizada durante a oficina foi muito interessante e atrativa, pudemos participar de forma ativa, tornando o trabalho com o jornal ainda mais prazeroso!”. Ressalta a professora Adelita de Marchi.


Fonte: O Diário na Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário