Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Juventude exerce seu protagonismo social

Vamos Ler cria Projeto Jovem Repórter para estimular a participação social dos alunos, dando oportunidade para mostrarem o seu bairro e sua escola nas páginas do jornal


Um projeto inovador foi lançado pelo Vamos Ler em 2012 com o objetivo de tornar os alunos autores de sua trajetória, estimulando a participação social e o protagonismo. Trata-se do ‘Projeto Jovem Repórter’ que está acontecendo desde abril em duas escolas de Ponta Grossa: Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila e Dorah Gomes Daitschman. Através de reuniões periódicas com a coordenação do Vamos Ler, os jovens são levados a discutir, pesquisar, realizar entrevistas e produzir conteúdo para esta página.

Os estudantes entram em contato com a dinâmica do jornal, aprendem a redigir textos jornalísticos, discutir temas sociais, sugerir pautas e produzir a informação. A cada encontro assuntos diferentes são abordados, e as sugestões partem dos próprios alunos, dos professores ou surgem de conversas com pessoas da comunidade.
Dentre as produções não estão apenas notícias, mas artigos de opinião, crônicas, dicas de leitura, charges, cartoons, dentre outros conteúdos que sejam relevantes para os jovens 
repórteres.

Outro destaque da iniciativa é mostrar o que acontece no bairro e dentro da escola, ações que, na maioria das vezes, não aparecem para o restante da sociedade. O intuito é que esses repórteres do Vamos Ler revelem projetos, momentos festivos, ou até mesmo façam denúncia de alguma coisa que não anda bem e poderia melhorar. Eles saem pelo bairro e entrevistam os moradores, registram momentos do local, interagindo com a comunidade.
A partir de hoje, sempre que a logo do projeto aparecer significa que o texto foi produzido por esses jovens. E também queremos contar com a participação de você leitor. Mande uma sugestão de pauta para vamosler@jmnews.com.br sobre algo que acontece em seu bairro ou escola. Ela será discutida pelo grupo e poderá ser publicada.
Confira alguns conteúdos já produzidos e acompanhe o Projeto Jovem Repórter no site www.vamoslerjornaldamanha.com.br.

Fonte: Jornal da Manhã/ Talita Moretto 18/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário