Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

DAT e secretarias de Educação comprometidos com o ensino



A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e as empresas jornalísticas filiadas à entidade que desenvolvem o Programa Jornal e Educação (PJE) comemoram os resultados obtidos nas regiões onde a iniciativa é aplicada. No Alto Tietê, o Grupo Mogi News celebra as parcerias conquistadas ao longo dos anos. Os projetos Diário do Alto Tietê – Formando o Cidadão do Futuro e Mogi News Cidadania – Ler para Saber Mais chegam ao conhecimento de inúmeros educadores, que, ao entrar em contato com a proposta, ficam admirados com os benefícios que esse veículo de comunicação pode agregar ao sistema de ensino. Vantagens essas comprovadas dia a dia, assim que o jornal chega às unidades escolares, onde é apreciado, analisado e trabalhado pelos alunos e professores. De forma criativa e envolvente, esses profissionais incentivam as crianças e os adolescentes a ler o jornal. Atividades diferenciadas os ajudam a conquistar esses leitores mirins, que, desde cedo, aprendem a importância de se manter atualizado e consciente dos fatos que ocorrem na região e no mundo.


A parceria entre o jornal e a educação veio para ajudar a dinamizar o aprendizado, ou seja, complementar o conteúdo curricular, que pode ser explorado de forma mais interessante com o auxílio desse veículo, além de contribuir na formação de alunos conscientes sobre aquilo que faz parte da sua realidade, prova da sua constante atualização. E, mais do que isso, essa ferramenta contribui na formação da cidadania, ajudando no desenvolvimento crítico.


É por conta disso que os secretários de Educação do Alto Tietê aprovam a iniciativa e parabenizam o trabalho desenvolvido pela equipe responsável pelo Programa Jornal e Educação. “A nossa preocupação é a melhoria do ensino. A parceria entre a Secretaria de Biritiba Mirim e o Diário do Alto Tietê é hábil para melhorar a área de Língua Portuguesa e de atualidade das escolas. Os professores vão ganhar com esse trabalho. Eles aprovaram a iniciativa e estão confiantes no desenvolvimento desse novo projeto”, afirmou Maria Inês Rodrigues Ramos, secretária de Educação de Biritiba.


“Com o auxílio do projeto do Grupo Mogi News, os professores encontram diversas maneiras para dinamizar o ensino por meio do jornal. O veículo foi uma inovação nas escolas. Além de incrementar as aulas, transformou-se numa matéria interdisciplinar”, incrementou Juvenil dos Santos, secretário de Educação de Arujá.
Fonte: Diário do Alto Tietê/ Suéller Costa 



Capacitações estimulam a criatividade do professor

Para incrementar ainda mais as capacitações realizadas na rede municipal de ensino do Alto Tietê, os encontros procuram trazer novidades que enriqueçam o trabalho dos profissionais, seja em termos teóricos quanto práticos. Atividades prazerosas, que possam informar e ao mesmo tempo interagir a equipe presente. Uma das novidades será a presença de convidados especiais, especialistas na área. Em junho, a equipe responsável pelo Diário do Alto Tietê – Formando o Cidadão do Futuro está programando a visita de um deles. Dessa maneira, os educadores terão a oportunidade de conhecer ângulos diversificados da educação.


Orientado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), o projeto do Diário do Alto Tietê sempre procurou capacitar e orientar os professores sobre as melhores maneiras de educar os seus alunos com a ajuda do veículo. Por isso, a cada encontro, uma equipe do DAT especializada no assunto apresenta atividades inovadoras, que procuram dinamizar o ensino e incentivar o interesse dos alunos pela leitura, em especial a do jornal. A iniciativa tem  agradado a todos e melhorado ainda mais a maneira de ensinar. A professora Marilene Modesto Alves, da Emef Helena Ricci Barbosa, de Biritiba Mirim, elogiou as reuniões mensais. “As capacitações enriquecem o conteúdo das aulas. Sempre fui criativa, sigo o planejamento, mas acrescento outras coisas. E o jornal será um importante parceiro nas nossas atividades. O veículo incentiva o desenvolvimento. É uma ferramenta primordial e viável”, afirmou.


Fonte: Diário do Alto Tietê/ Gabriela Pasquale 25/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário