Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Aprendendo com os gêneros textuais

"Foram utilizados os gêneros textuais encontrados no jornal impresso, para estimular os estudantes a alcançar uma maior compreensão de mundo"




Há muitas discussões de como trabalhar gêneros textuais na sala de aula. Com o avanço da tecnologia e suas mídias, a escrita cursiva está ficando fora da rotina de vários alunos. Na sala de aula, comprovamos a grande resistência dos alunos em participar de atividades que envolvam leitura e escrita. Pensando nisso, a professora Urania Alves realizou um trabalho com os alunos da Escola Doutor Carlos Alberto de Almeida, localizada no município de Pacatuba/CE. Ela faz parte do programa O Povo na Educação, desenvolvido pelo jornal O POVO, do Ceará. 

A educadora utilizou os gêneros textuais encontrados no jornal impresso, para estimular os estudantes a alcançar uma maior compreensão de mundo e realizou as mais variadas atividades lúdicas, produções textuais ilustrativas, seminários e jogos. Acompanhe, no passo a passo, como você professor, pode realizar a mesma atividade em sua escola.
Conteúdo:
Leitura; Produção textual;

Objetivo

Desenvolver a leitura e escrita;
Desenvolver o senso crítico através da leitura do jornal;
Ampliar o conhecimento prévio;


Materiais necessários
Exemplares de jornal;
Caderno;
Lápis; 
Caneta.


DESENVOLVIMENTO
1º PASSO
Explique aos alunos que o ato de ler favorece uma melhor compreensão de mundo e que é de inteira importância para o domínio da língua oral e escrita, além de possibilitar uma melhor participação social. 


2º PASSO
Apresente os elementos encontrados no jornal impresso: manchete, reportagem, notícia, charge, fotografia e legenda. Explique a função de cada um.

3° PASSO
Para a primeira aula, apresente aos alunos um texto que possibilita uma ampliação do vocabulário e também de novas ideias. Mostre, de preferência, um texto em que seja possível a possibilidade de um debate em sala de aula. 


4° PASSO
Explique que durante a atividade será necessário realizar uma primeira leitura do texto, e logo em seguida refletir sobre alguns pontos. Peça para os alunos responderem as seguintes questões: Qual o objetivo do autor com o texto que foi escrito? Por que foi notícia no jornal? Quem são os personagens? 

5º PASSO
O professor pode formular outros tipos de perguntas para os alunos. Lembrando que uma segunda leitura do texto precisa ser feita, para que uma melhor análise seja realizada. 

FINALIZAÇÃO
Organize de forma diferenciada a sala de aula na hora da apresentação. Os alunos terão a oportunidade de comentar sobre que o leram e ainda poderá aprender com os comentários dos demais participantes.

AVALIAÇÃO
Perceba o grau de envolvimento dos alunos durante a atividade e de como eles interpretaram as questões propostas pelo

Carlos Eduardo
carloseduardo@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário