Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Repórteres do Futuro

Terminei na semana passada o primeiro curso deste ano de formação continuada para educadores. Desta vez foi sobre “Como se faz Notícia”. Foram quatro encontros durante todas as quartas-feiras pela manhã do mês de março na sede da Folha da Região. O que dizer? Gratificante! (Ayne Salviano)

BENDITO FRUTO
A matéria que ilustra esta nossa página hoje já é fruto direto destes encontros. Outras surpresas boas estão reservadas para as próximas edições.

BONS FLUIDOS
Sinto que o uso dos jornais em sala de aula avança como uma onda, de forma contínua, uniforme. Mas diferente daquele movimento de água, nossas ações pela educação não têm como retroceder, pois não se esquece conhecimento adquirido.


APOIO INCONDICIONAL
Diretores, coordenadores, professores e estudantes têm me dado a certeza que entenderam a necessidade social de ser um leitor-cidadão, responsável pela leitura crítica dos veículos de comunicação e do mundo, principalmente para serem participativos diante da resolução dos (inúmeros) problemas que nos assolam.

INDÚSTRIA DO PENSAMENTO
Após aprender como funciona a linha de produção de um jornal, como nasce, cresce e se desenvolve (ou às vezes morre) a notícia, quais são os critérios de noticiabilidade, os elementos que compõem a pirâmide invertida que norteia os textos jornalísticos informativos, mas, especialmente aprender sobre a importância de estar bem informado, esses participantes nunca mais serão os mesmos. Ainda bem!

NOVOS CURSOS
O Ler para Crescer vai oferecer mais dois cursos de formação continuada para professores ainda este ano. O que acontecerá em maio “Como se faz artigo para jornal” já está com as vagas esgotadas. Mas os interessados ainda podem fazer inscrição para o curso “Como se faz jornal escolar”, que acontece em agosto. Há poucas vagas. Os interessados devem enviar e-mail para lerparacrescer@folhadaregiao.com.br. Espero por vocês.



Fonte: Ler para Crescer/ Folha da Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário