Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pais + escola = Sucesso


Neste ano de 2012 com o tema: Lugar de criança é na família, o Diário do Noroeste, com o projeto Ler para Crescer estará desenvolvendo trabalhos com a presença dos pais na escola.
A direção do Colégio Estadual de Paranavaí já desenvolveu uma gincana com os alunos e os pais.
Fátima Lopes, coordenadora do projeto, esteve participando do momento. Cada vez louva-se mais a participação dos pais na vida escolar. Diante da atual conjuntura social, de rebeldia e violência juvenil que reinam na sociedade e que acabam por se infiltrar nas escolas, diante da dificuldade organizacional por que passam as instituições públicas, por problemas humanos e financeiros, a presença dos pais e de voluntários da educação vem sendo vista como de alta valia.
Muitas escolas conseguiram frear a violência, também graças a atuação dos pais referendando, junto aos alunos, posturas disciplinares, morais, impondo respeito, dando exemplo de luta na própria pessoa, atitudes que acabam por influenciar os filhos e os demais colegas.
A importância dos pais na comunidade escolar, transmitindo juntos, entre outros, as crenças, os valores, alcançando mais claramente a identidade cultural do aluno.
Uma das reclamações da escola é a dificuldade em atrair, para elas, os pais.
O envolvimento dos pais, professores ou responsáveis com a educação dá às crianças e aos jovens um suporte emocional e afetivo que se reflete no desempenho elevado deles.
Por esta necessidade que o Colégio Estadual tem uma proposta diferenciada nesta gestão, que é pais na escola = sucesso total.
A autoestima se torna elevada e cada vez com resultados positivos.
O professor também tem que se envolver com a parte de responsabilidade, de estimular o educando com sua parte de bons modos e responsabilidade, domínio de sala como educador.
Quando o assunto é aprendizagem, o papel de cada um está bem claro - da escola ensinar e dos pais acompanhar.
Se o tema é disciplina, comportamento, as ações exigem cumplicidade de ambas as partes redobradas.
Esta parceria tem que estar presente na escola.


Depoimentos:

Adélia Paixão, eleita nova diretora com um grupo de diretores auxiliares com garra, competência, compromisso e uma visão de renovação. Escola e família, um caminho de sucesso para o momento em que as escolas vivem sem a presença dos pais, principalmente na 2ª fase do Ensino Fundamental e Médio.

A gestão tem como objetivo “Pais na Escola” (familia), e o 
tema mostra aos pais a importância deles na participação na vida escolar de seus filhos.
Ser diretora é ter um grande desafio pela frente. Adélia foi aluna, 
funcionária deste colégio e tinha um sonho de ser diretora. Vê que hoje a falta dos pais no acompanhamento dos seus filhos compromete muito o rendimento escolar e afetivo das crianças. A diretora faz um apelo aos pais dos alunos do colégio.
As portas da escola estão abertas para juntos caminharem numa qualidade de educação e construção da cidadania de seus filhos. 
“Família, você é importante neste processo e do projeto sócio-pedagógico da escola. Direção, funcionários, professores e alunos precisam de você (familia). Venha fazer 
parte desse processo!”


Sueli dos Santos Felinto, mãe do Gabriel dos Santos Felinto, 6º 
ano, diz que é importante a participação dos pais na escola. Fez 
uma observação muito importante: toda a sua família estudou 
aqui. Acha o colégio muito bom, diretores que aqui estão e passaram, comprometidos com a escola, elogiou o espaço e os professores do seu filho.





Cláudio Yoshimi Tanno, professor 
de Educação Física, diz que o foco 
principal é responsabilidade. Para 
ele, quem tem o dever e a responsabilidade da educação e formação de criança são os pais (família), pois está havendo uma inversão de valores. Trazer os pais para dentro da escola é dar continuidade de comprometimento que os pais tem com seus filhos na educação infantil e 1ª fase do Ensino Fundamental. Nesta fase de Educação os pais têm muito contato, pois até então o professor é um só, enquanto do  6º ano em diante já são muitos professores, vão perdendo o contato, parece que a distância de não poder ver os professores todos num só dia de visita na escola se torna difícil. Não criticando o ECA, mas algumas coisas têm que ser revistas, principalmente na superproteção à criança. Os pais se protegem de legislação usando a lei, transferindo a responsabilidade que seria deles. Devemos resgatar os valores humanos da Família, célula importante da sociedade.


Cláudio Zioli,  professor de História, nasceu em Paranavaí e estudou história, por ser um campo para entender o mundo de hoje. Diz que nós não podemos estar a 
serviço só de uma classe, temos que estar a serviço da sociedade. 
Diz-se muito preocupado com a construção de valores na escola e na família, identidade é muito importante. A família tem que construir um vínculo com a escola, pois muitas coisas acontecem sem os pais estarem inteirados com a vida de seus filhos.

Fonte: Programa Ler para Saber Mais, Jornal Diário do Noroeste (Paranavaí/PR) 17/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário