Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ler para Saber Mais promove oficina de jornalismo

Dezenas de alunos participaram ontem (10/04) do primeiro encontro da Oficina de Jornalismo – atividade que faz parte do projeto Ler para Saber Mais da GAZETA DO OESTE. O jornalista Moisés Albuquerque foi o convidado para passar aos alunos como é e como funciona um jornal impresso. Ao final da oficina, que terá ainda mais três en-contros, os estudantes terão que implantar um jornal em suas escolas.

Algumas escolas que participam do projeto já têm o seu próprio jornal. A intenção é que as demais também possam criar e manter um veículo de comunicação interno.

Moisés Albuquerque explicou que a intenção da oficina é incentivar e passar conhecimento aos estudantes. “A ideia é passar aos alunos como é o funcionamento do jornal, quem são os profissionais envolvidos, os atores que atuam nesse processo da produção da notícia, passamos um pouco da história do impresso, o que é preciso para que eles façam um jornal na escola, que seja um material de boa qualidade. Nos próximos encontros vamos falar dos diferentes formatos, produção da notícia e mais para frente redigir textos, fazer fotos, entre outros”, informa.

As atividades do Ler para Saber Mais começaram ainda em janeiro com a formação dos professores em uma capacitação inicial sobre como trabalhar o jornal na escola e visitas às escolas que ainda não participam do projeto incentivando-as a participar.

“Esta oficina é a nossa terceira atividade do ano. O objetivo é incentivar que os estudantes com apoio dos professores e nosso auxílio possam implantar em suas escolas um jornal que é um veículo de comunicação importante, onde o aluno pode expressar sua opinião e como enxerga aquela realidade em que está envolvido”, explicou Marcos Antonio de Oliveira, co-ordenador do projeto.

A continuidade da oficina de jornalismo será nesta quinta-feira, 12, e na próxima semana, nos dias 17 e 19. Os alunos participantes são das turmas do 4º ao 9º ano.
Durante o encontro de ontem, que aconteceu na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, Marcos Antonio ainda incentivou a participação dos alunos no concurso “A En-trevista dos Meus Sonhos - um festival global de reportagens feitas por jovens sobre estórias de su-cesso” da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) que vai premiar os vencedores em uma solenidade na Espanha.

“Equipes de quatro a seis crianças escolhem uma pessoa importante que gostariam de entrevistar. Alguém que atue no serviço público (como política, direitos humanos, jornalismo) ou ainda entretenimento, artes, esportes, etc, que represente sucesso através de trabalho árduo, sério. Dentre todas as escolas vamos escolher as duas melhores entrevistas e enviar para concorrer”, informou Marcos Antonio.

Fonte: Gazeta do Oeste/Mossoró-RN - Ler para saber Mais (Texto: Bruno Soares/Foto: Ednilto Neves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário