Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alunos participam de concurso mundial

Equipe do Colégio Eurico Batista Rosas: Mainara, Marita Rita, Paola, Ana Otávia,
Erick, Renan, e os professores Sanny e João Amauri
Duas escolas que estão no Projeto Vamos Ler em 2012 estiveram ontem no Jornal da Manhã (Ponta Grossa/PR) para conhecer a estrutura e participar da primeira reunião a respeito do Concurso Mundial para Alunos ‘A Entrevista dos Meus Sonhos - Um festival global de reportagens feitas por jovens sobre histórias de sucesso’. Os meninos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sabará, de Ponta Grossa, e alunos do Colégio Estadual Eurico B. Rosas, de Carambeí, aceitaram o desafio e já começam a preparar as suas entrevistas.
Grupo do CRAS Sabará: Alisson, Gabriel, Robson,
David e o professor Marcelo
O concurso é uma promoção da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA na sigla em inglês), e está sendo coordenado pela Diretora Executiva de Desenvolvimento de Jovens Leitores e do Programa Jornal e Educação da WAN-IFRA, Aralynn McMane, e pela coordenadora do Programa Escuela y Medios, do Ministério da Educação da Argentina, Roxana Morduchowicz.


O professor de Língua Portuguesa do Colégio Eurico, João Amauri Palhano acredita que este tipo de atividade porposta pela concurso – a técnica da entrevistas -, possibilita o aprendizado de alunos e professores. “Estamos exercitando a linguagem oral e escrita, e isso é muito importante. Toda a atividade que envolve produção textual acrescenta muito no aprendizado dos alunos”, afirma.

Escolas do mundo inteiro, que tenham parceria com jornais associados à WAN-IFRA e Associações Nacionais de Jornais, podem participar. Porém, cada jornal pode inscrever apenas duas equipes de alunos, com idade entre 11 e 15 anos. Cada equipe precisa escolher uma pessoa importante que gostaria de entrevistar, alguém que represente sucesso através de trabalho árduo e sério. O objetivo é mostrar aos jovens o valor e a importância da dedicação e do trabalho, ensinar a prática da entrevista jornalística e competências linguísticas. O resultado sai em julho e serão duas entrevistas vencedoras no mundo todo.
 
Fonte: Jornal da Manhã/ Programa Vamos Ler - Fotos: Christopher Eudes 20/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário